Correndo atrás do prejuízo para curtir a folia em forma

Estabelecimentos de Manaus oferecem opções para folião eliminar as gordurinhas a tempo para o carnaval. Confira

Manaus – Sai ano, entra ano e a promessa é sempre a mesma: entrar em forma para o carnaval. No entanto, na mesma proporção em que nos pegamos assumindo esse compromisso, terminamos, constantemente, ‘adiando para o próximo ano’. Seja pela correria do dia a dia, por falta de motivação ou, até mesmo, de dinheiro, está cada vez mais difícil pôr em prática as resoluções de Réveillon e chegar ‘enxuto’ aos festejos momescos.

Bandas e blocos se intensificarão em fevereiro. (Foto: Ingrid Anne/Manauscult)

Mas calma. Mesmo com o carnaval ‘batendo na porta’, algumas metas ainda podem ser alcançadas. E, na revista PLUS deste domingo (20), montamos uma espécie de ‘pacote’ — com exercícios físicos e dieta — para eliminar aquela gordurinha adquirida nas festas de fim de ano e, consequentemente, curtir bandas e blocos sem nenhuma preocupação. Confira:

Projeto Carnaval 2019

A partir do próximo sábado (26), a Academia Fórmula e o CrossFit Ponta Negra darão início ao ‘Projeto Carnaval 2019’, que tem como objetivo não somente o emagrecimento e a definição, mas, principalmente, proporcionar aos foliões condicionamento físico e energia para curtir a maratona de bandas e desfiles das escolas de samba, em Manaus.

Durante 30 dias, os participantes serão estimulados a estabelecer metas para a mudança corporal — aumentar a massa magra, ganhar músculos ou emagrecer —, alcançando-as por meio de treinamentos adequados e acompanhamento nutricional.

O coordenador da academia e head coach do crossfit, José Roggero, ressalta que, mais do que promover uma mudança estética no corpo, a ideia do projeto é estimular a busca pela saúde e qualidade de vida. “O carnaval é apenas o pontapé inicial para uma mudança de hábito através da atividade física”, afirmou.

O profissional explicou que, para as pessoas que já praticam algum exercício, o desafio é se comprometer a incluir, na rotina de atividades, uma modalidade além daquela a qual já está acostumado. Por exemplo, quem faz musculação deve adicionar uma aula de bike, running ou luta. Para quem estiver iniciando uma atividade física, a ideia é que faça aulas, pelo menos, cinco vezes por semana. Os técnicos da Fórmula e do CrossFit Ponta Negra estarão à disposição dos alunos para sugerir atividades, orientar e motivar a alcançar os objetivos.

(Foto: Divulgação)

Os participantes do ‘Projeto Carnaval’ deverão seguir, ainda, a dieta paleolítica, que tem como base apenas o consumo de proteína e nada de carboidrato, açúcar e alimento processado. A dieta será acompanhada por nutricionistas da clínica Carolina Frota. Os profissionais realizarão nos participantes, também, dois exames de bioimpedância. O primeiro, no início do desafio, e outro, ao final, para avaliar os resultados da maratona de atividades.

As inscrições para a iniciativa já estão abertas e seguem até a próxima terça-feira (22), na recepção da Academia Fórmula, no Shopping Ponta Negra. Para os interessados em participar que não são alunos da academia e do crossfit, foram preparados planos especiais. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (92) 3667-7418 e 98450-7100.

Gratuitos

(Foto: Divulgação)

Durante todo o mês de janeiro e fevereiro, o projeto ‘Nova Era em Movimento’, do Mercantil Nova Era (unidade da Torquato Tapajós, Flores), também ganhará ares carnavalescos. Todas às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, serão oferecidas, gratuitamente, aulas de funcional, zumba e ritmos brasileiros — como samba, axé, swingueira e dança afro.

De acordo com o educador físico Marcelo Vasconcelos, responsável por ministrar as atividades, a iniciativa é voltada para pessoas de todas as idades. Ele explica que, entre os benefícios das aulas oferecidas, além da diversão, estão: o fortalecimento da musculatura, melhoria da circulação sanguínea, maior condicionamento físico, redução de peso e aumento da imunidade. “A prática de exercício contribui, também, para a melhoria da autoestima e a redução do estresse”, reforçou Marcelo.

Para participar do ‘Nova Era em Movimento’, basta ir à unidade nos dias e horários das atividades. Às segundas e sextas-feiras, das 6h30 às 7h30, são oferecidas aulas de zumba e ritmos brasileiros. Nas terças e quartas-feiras, acontecem as atividades de funcional, das 6h30 às 7h.

Já a academia Selfit (Avenida João Valério, nº 708, Vieiralves) realizará, nos dias 23, 24 e 25 deste mês, um ‘open house’ com aulas gratuitas de GAP. A modalidade, que se tornou a ‘queridinha’ das mulheres por queimar até 400 calorias em uma hora, atua, especificamente, em três regiões do corpo: glúteos, abdome e pernas. Em algumas semanas, já é possível notar essas áreas mais tonificadas e curvilíneas.

(Foto: Divulgação)

“É uma ginástica localizada e que mexe bastante com a resistência muscular”, contou Vladson Oliveira, líder da unidade da Selfit na capital amazonense. “O GAP trabalha bastante o enrijecimento muscular e a tonificação dessas partes do corpo, que, geralmente, são as regiões que as mulheres têm mais preferência em melhorar a forma”, completou.

Apesar de ser considerada de forte impacto, a modalidade foca mais no aumento das curvas que, propriamente, dos músculos. “É uma aula de resistência e definição muscular”, defendeu Vladson.

Entre outros benefícios do GAP, estão: melhora do condicionamento físico, da flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e concentração. “A pessoa sai com um resultado satisfatório em relação ao impacto no corpo. Ela sente que a aula foi puxada e que está indo no caminho certo”.

As aulas de GAP ocorrerão em dois horários: às 19h, no dia 23; e às 17h, nos dias 24 e 25. Para participar da atividade, basta apresentar o documento de identidade (RG) na recepção da Selfit, para o preenchimento de cadastro.

Alimentação

Dieta do suco, com ou sem proteína, da sopa e todas as outras que estão disponíveis em sites e revistas podem até funcionar, mas não de maneira saudável e eficaz. “As pessoas tendem a correr atrás do prejuízo do excesso e querem o emagrecimento rápido. Com isso, optam por dietas desconhecidas que, geralmente, resultam na satisfação do paciente, porém, é tudo momentâneo. O ideal é o emagrecimento com bons hábitos e de forma saudável”, defendeu a nutricionista Roseanny Cristina, do Hapvida Saúde.

(Foto: Divulgação)

A ‘marchinha perfeita’ para este carnaval, segundo a profissional, é seguir pela orientação nutricional — que deverá indicar alimentos naturais, integrais e refeições equilibradas, a cada três horas. “O lema é desembalar menos e descascar mais, com o intuito de diminuir a preferência por comidas industrializadas”, enfatizou.

Segundo Roseanny, a alimentação deve ser aliada, também, com exercícios físicos. Neste objetivo, a nutricionista aconselha: “Convide alguma amiga ou parente para se exercitar com você, pois deixa o momento mais descontraído”, indicou. “Outra coisa importante é manter sua consulta com um profissional e seguir as orientações médicas”, finalizou.