Manaus – ‘Dona Zuzu – A pérola dos orixás, convida: oi ia-iá vem ver, oi ia-iá vem cá, vem ver festança bonita, no largo do Boulevard’. É com este tema que a Sem Compromisso abre os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial no Carnaval 2018. A festa, que tem início previsto para às 20h10, acontece no dia 10 de fevereiro, e leva para a avenida do samba a história do Boulevard Álvaro Maia pelos olhos da baiana Zuzu.
Além de contar a história do Boulevard Álvaro Maia, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S) Sem Compromisso vai homenagear uma das primeiras moradoras do local, a baiana Zuzu, que segundo o diretor do barracão, Humberto Nascimento, é a mais antiga da escola.

Sem Compromisso quer levar o título de campeã homenageando a baiana mais velha da escola (Foto: Sandro Pereira)
“O enredo é em homenagem a dona Zuzu, a baiana mais velha da escola. Ela foi a primeira moradora a chegar no Boulevard. A ideia é ela contar a história do Boulevard Álvaro Maia desde o início: as festanças, os bailes de carnavais, os bois bumbás, os primeiros quilombos e terreiros. Tudo pelo olhar dela”, explicou Humberto.
Para levar o título de campeã do Carnaval 2018 a escola passou por mudanças profundas. “Nós demos uma virada de 360 graus para poder chegarmos ao título. Mudamos os carnavalescos, a harmonia, a diretoria toda foi alterada também. Eu acredito que se não houver nenhum contra tempo chegaremos nas cabeças”, destacou.
Ensaios
Com o carnaval se aproximando os ensaios da agremiação também são intensificados e os tamborins tocam ainda mais ritmados. Todas as quartas e quintas-feiras, a partir das 20h, os integrantes se reúnem na quadra da escola, localizada no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.
Nos barracões o clima é de festa, mas também de muito trabalho. Segundo a diretoria, as fantasias e carros alegóricos estão sendo confeccionados há cerca de um mês e o investimento foi de aproximadamente R$ 300 mil.
Este ano a escola contará com 200 ritmistas na bateria, 22 alas, sendo 2.500 componentes ao todo, além de três carros alegóricos e dois tripés como elementos cenográficos. O intérprete oficial do samba-enredo da Sem Compromisso é o cantor Arlindo Júnior.
Enredo 2018
Compositores: Betinho Filho, Aôr Amorim, Malheiros Júnior, Jair Tapajós, Marcos Almeida, Alfredo Neto, Fernando Silva, Jorge Goulart, Alcimar Mâcedo, Jackson Sicsú, Fábio Soldado, Júlio Cesar, Marcos Fagner, Victor Alves e Túlio Monteiro.
‘Dona Zuzu – A pérola dos orixás, convida: oi ia-iá vem ver, oi ia-iá vem cá, vem ver festança bonita, no largo do Boulevard’
Dona Zuzu… Meu samba…
Hoje dedico a você…
A maior certeza dessa vida:
Sou Sem Compromisso até morrer
Quando quebraram as correntes
Nos braços da negritude vi nascer o Boulevard
Lembro das casas de pau-a-pique
Famosos os seus bailes de salão
E o samba fez camélia e Jardineira, no jardim do carnaval…
Lindo o boi mina de ouro
O sonho da liberdade, a primeira estação…
Ciranda e cantigas de roda
Vi moça bonita dançar no arraiá…
Quando a noite fria serenou
No terreno de mãe Joana
O atabaque ecoou
Vou prosear
Com amigos em tarde de sol
Papagaios enfeitando o céu
Um domingo de bom futebol
No cine palace reencontrar
Realidade e fantasia
Quem partiu e não voltou
Saudade nos deixou…
A semente plantada
Ainda mais bela você fez florescer…
Explode destemida
A passarela vai tremer