Sem Compromisso conta a história do Boulevard Álvaro Maia pelo olhar da baiana Zuzu

A ideia da escola é contar a história do Boulevard Álvaro Maia e homenagear a baiana mais antiga da escola

Manaus – ‘Dona Zuzu – A pérola dos orixás, convida: oi ia-iá vem ver, oi ia-iá vem cá, vem ver festança bonita, no largo do Boulevard’. É com este tema que a Sem Compromisso abre os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial no Carnaval 2018. A festa, que tem início previsto para às 20h10, acontece no dia 10 de fevereiro, e leva para a avenida do samba a história do Boulevard Álvaro Maia pelos olhos da baiana Zuzu.

Além de contar a história do Boulevard Álvaro Maia, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S) Sem Compromisso vai homenagear uma das primeiras moradoras do local, a baiana Zuzu, que segundo o diretor do barracão, Humberto Nascimento, é a mais antiga da escola.

Sem Compromisso quer levar o título de campeã homenageando a baiana mais velha da escola (Foto: Sandro Pereira)

“O enredo é em homenagem a dona Zuzu, a baiana mais velha da escola. Ela foi a primeira moradora a chegar no Boulevard. A ideia é ela contar a história do Boulevard Álvaro Maia desde o início: as festanças, os bailes de carnavais, os bois bumbás, os primeiros quilombos e terreiros. Tudo pelo olhar dela”, explicou Humberto.

Para levar o título de campeã do Carnaval 2018 a escola passou por mudanças profundas. “Nós demos uma virada de 360 graus para poder chegarmos ao título. Mudamos os carnavalescos, a harmonia, a diretoria toda foi alterada também. Eu acredito que se não houver nenhum contra tempo chegaremos nas cabeças”, destacou.

Ensaios

Com o carnaval se aproximando os ensaios da agremiação também são intensificados e os tamborins tocam ainda mais ritmados. Todas as quartas e quintas-feiras, a partir das 20h, os integrantes se reúnem na quadra da escola, localizada no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.

Nos barracões o clima é de festa, mas também de muito trabalho. Segundo a diretoria, as fantasias e carros alegóricos estão sendo confeccionados há cerca de um mês e o investimento foi de aproximadamente R$ 300 mil.

Este ano a escola contará com 200 ritmistas na bateria, 22 alas, sendo 2.500 componentes ao todo, além de três carros alegóricos e dois tripés como elementos cenográficos. O intérprete oficial do samba-enredo da Sem Compromisso é o cantor Arlindo Júnior.

Enredo 2018

Compositores: Betinho Filho, Aôr Amorim, Malheiros Júnior, Jair Tapajós, Marcos Almeida, Alfredo Neto, Fernando Silva, Jorge Goulart, Alcimar Mâcedo, Jackson Sicsú, Fábio Soldado, Júlio Cesar, Marcos Fagner, Victor Alves e Túlio Monteiro.

‘Dona Zuzu – A pérola dos orixás, convida: oi ia-iá vem ver, oi ia-iá vem cá, vem ver festança bonita, no largo do Boulevard’

Dona Zuzu… Meu samba…

Hoje dedico a você…

A maior certeza dessa vida:

Sou Sem Compromisso até morrer

Quando quebraram as correntes

Nos braços da negritude vi nascer o Boulevard

Lembro das casas de pau-a-pique

Famosos os seus bailes de salão

E o samba fez camélia e Jardineira, no jardim do carnaval…

Lindo o boi mina de ouro

O sonho da liberdade, a primeira estação…

Ciranda e cantigas de roda

Vi moça bonita dançar no arraiá…

Quando a noite fria serenou

No terreno de mãe Joana

O atabaque ecoou

Vou prosear

Com amigos em tarde de sol

Papagaios enfeitando o céu

Um domingo de bom futebol

No cine palace reencontrar

Realidade e fantasia

Quem partiu e não voltou

Saudade nos deixou…

A semente plantada

Ainda mais bela você fez florescer…

Explode destemida

A passarela vai tremer

Anúncio