Tururi do Carnaboi 2018 é lançado; veja fotos de modelos customizados

Neste ano, o evento será no dia 12 de fevereiro, na Segunda-Feira Gorda de Carnaval. A festa vai reunir 28 artistas no Sambódromo de Manaus, com mais de dez horas de shows

Manaus – Nesta terça-feira (30), foi lançado o modelo do Tururi do Carnaboi 2018. Neste ano, o evento será no dia 12 de fevereiro, na Segunda-Feira Gorda de Carnaval. A festa vai reunir 28 artistas no Sambódromo de Manaus, com mais de dez horas de shows.

O lançamento foi feito pelo Governo do Amazonas, durante um coquetel no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasquez, na Avenida Constantino Nery, no bairro de Flores, na zona centro-sul. No evento, estilistas amazonenses apresentaram sugestões ao público de como customizar a vestimenta oficial do Carnaboi.

Segundo o governo, entre os estilistas que assinam a customização dos tururis estão Santa Cris, Cris Deflor, Jean Carlos, Kaleb Aguiar, Bosco Fonseca, Mauricio Duarte, Mauricio Rocha, José Machado, Edinho Serrão e Dino Soares. Na ocasião estes estilistas puderam mostrar o seu trabalho e criatividade na customização dos tururis.

“O tururi pode ser feito de várias formas, para as pessoas brincarem no Sambódromo e ficarem lindas. Lembrando que na hora de customizar o seu tururi, o importante é fazer cortes bem leves, para não sentir tanto calor e brincar a vontade”, sugeriu Edinho Serrão, um dos estilistas presentes.

Os apresentadores dos bois Garantido e Caprichoso, Israel e Junior Paulain, também estiveram presentes no evento de lançamento do tururi. O Carnaboi volta ao Sambódromo depois de três anos sem ser realizado. Com o tema ‘O Carnaval com o nosso ritmo’, esta edição do evento completa 18 anos de tradição.

Lançamento do Tururi ocorreu nesta terça-feira (Foto: Aguilar Abecassis)

Uma novidade deste ano é que o tururi, vestimenta obrigatória para acompanhar os trios elétricos na pista do Sambódromo, terá modelo único para todos os artistas, de acordo com o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Orsine Junior.

“Nós estamos fazendo como nos grandes eventos brasileiros. Você compra o ingresso e ganha o tururi, camisa oficial para brincar no Carnaval. Ainda estamos trazendo estilistas para customizarem os tururis, gerando renda para esses profissionais que estavam acostumados a ficarem no ‘backstage’ e agora vão está no ‘frontstage'”, disse.

Os ensaios de Boi-bumbá, coreografias organizados pelos grupos de dança ‘Somos Um Show e CDC Manaus’, estão sendo realizados na área externa do Centro de Convenções Vasco Vasques, às quintas-feiras, até o dia 8 de fevereiro, a partir das 19h30. O governo informou que os ensaios são abertos ao público em geral.

De acordo com informações do governo do Estado, os cantores vão se revezar nos trios elétricos, que estão em produção. A realização do evento conta com o apoio da Associação Amazonense dos Cantores de Toadas (AACT).

O governo informou, ainda, que fez uma agenda de eventos para promover o retorno do evento. Entre os eventos estão ‘O Tacacá na Bossa Especial Carnaboi’, que ocorre às quartas-feiras até o dia 7 de fevereiro, no Largo de São Sebastião, e o ‘Bloco Esporte Folia’, que ocorrerá no dia 3 de fevereiro, no estádio Carlos Zamith. “Iremos levar os nossos artistas também aos principais shoppings da cidade, onde estarão localizados os pontos de venda dos tururis”, disse o presidente da Amazonastur.

Pesquisa

O governo informou que vai realizar duas pesquisas durante o Carnaval. A primeira, a de Satisfação, será realizada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a partir do dia 9 de fevereiro e vai prosseguir até a quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro.

O outro levantamento será no Sambódromo, durante o Carnaboi. Nesta pesquisa, o governo disse que pretende avaliar o evento em relação à infraestrutura do local, atrações, entre outros itens que servirão para a melhoria do evento em 2019.