Chef amazonense Elisângela Valle se destaca em congresso de gastronomia em Barcelona

Ela mostrou em sua exposição que a arte de cozinhar formigas, um hábito milenar indígena dos povos de São Gabriel da Cachoeira, vai muito além do exotismo

Manaus – A Chef Elisângela Valle parceira do Sebrae em todo seu processo de ampliação de suas atividades gastronômicas e empresarias, junto aos seus três restaurantes na capital amazonense, foi destaque em sua exposição sobre os pratos à base de formigas da espécie maniwara no Congresso Internacional de Ciência e Gastronomia, que acontece na Universidade de Barcelona, na Catalunha, Espanha, de 8 a 10 de novembro, reunindo o que há de mais avançado na área.

Ela mostrou em sua exposição realizada na segunda-feira (8) que a arte de cozinhar formigas, um hábito milenar indígena dos povos de São Gabriel da Cachoeira, vai muito além do exotismo; e que esses insetos tem propriedades minerais, que fortalecem a visão entre outros benefícios à saúde.

A crocância e o sabor inconfundível à mesa dos pratos à base de formigas, como a Quinhampira, tradicional iguaria indígena com formigas, peixe e pimenta foram destaques do evento global. Pesquisas realizadas nos Laboratório de Química da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) evidenciam os benefícios do consumo de formigas, o que valorizou ainda mais o trabalho apresentado pela chef Elisângela Valle, que mereceu publicação em dois importantes veículos de imprensa da capital catalã, às margens do mar Mediterrâneo.

Elisângela, que é um dos expoentes da gastrônomia regional e universal da Amazônia, agora, passa a ser referência internacional do movimento gastronômico com base científica, onde Ferran Adriá, um dos mais conceituados chef do mundo à frente do icônico restaurante El Bulli fez história, é um dos mestres.

“Eu me preparei para este congresso da maneira mais científica e gastronômica possível. Mostrei de onde vem as formigas, como são coletadas e cozinhadas e como os cientistas do Amazonas trabalharam a liofilização dessas formigas e como elas são benéficas à saúde, especialmente para os olhos. São ricas em vitamina A e altamente proteicas”.

PARCERIA COM SEBRAE

Segundo o analista técnico do Sebrae Amazonas José Gomes, especialista em alimentação fora do lar, que conheceu Elisângêla Valle em um evento da Abrasel, onde o Sebrae participava como um dos patrocinadores desse evento em 2012, no Tropical Hotel. “Foi quando à convidei para participar do projeto de alimentação da nossa instituição. Naquele evento, observei que ela se diferenciava dos demais que ali estavam”.

Em 2014, “ela me falou do Fish and chips para a Copa do Mundo; pois Manaus iria sediar alguns jogos. Na hora comprei a ideia e apresentei para o Sebrae Nacional que estava em parceria com a FIFA na seleção de negócios viáveis para apresentar durante a Copa. E deu certo, o Fish and chips esteve na Arena da Amazônia. No período da Copa de 2014, a chef Elisângela Valle inaugurou o restaurante Tambaqui de Banda no Largo São Sebastião, onde é sucesso até hoje”.

Em 2015, “Elisângela me falou da ideia de fazer uma expedição gastronômica ao Alto Rio Negro com o intuito de conhecer e divulgar a culinária daquela região. Novamente comprei a ideia e apresentei para a gerente da unidade à qual concordou, e a expedição foi viabilizada. A chef ainda inaugurou os restaurantes Muy Gringo e o Filhote do Pará em Manaus”.

Em 2019, “Elisângela me falou de algumas ideias sobre a maniva que está em andamento e 2020 sobre a formiga Maniwara, como fonte básica da alimentação das etnías do Alto Rio Negro e que gostaria de realizar uma nova expedição para coletar dados para uma futura apresentação internacional. O Sebrae, novamente, viabilizou a ida da chef Elisângela Valle à São Gabriel da Cachoeira, para fazer um documentário que foi apresentado no dia 08/11/2021 na Universidade de Barcelona”.

José Gomes acredita na importância desse apoio para preservação e resgate do conhecimento e da cozinha indígena, que originou a atual culinária amazonense da floresta profunda conhecida mundialmente.

Anúncio