Cine Set assina a curadoria do Cine & Vídeo Tarumã

‘Cinema de Mulheres’ é o tema desta semana do cine clube da Universidade Federal do Amazonas

Manaus – Durante esta semana, o Cine & Vídeo Tarumã exibirá filmes com a curadoria do Cine Set, um portal de crítica de cinema que surgiu a partir de um projeto de extensão do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por iniciativa de estudantes e com orientação da professora Graciene Siqueira.

O drama francês ‘Uma Canta, a Outra Não’ será exibido na sexta-feira (11), pelo Cine & Vídeo Tarumã (Foto: Divulgação)

Suzy Freitas, jornalista, professora e responsável pela coluna ‘O Segundo Sexo’, no Cine Set, apresenta a semana ‘Cinema de Mulheres’, com filmes de Barbara Loden, Agnès Varda e Cláudia Weill. Suzy é ex-bolsista do Cine & Vídeo Tarumã e agora faz parte do Cine Set, que originalmente visava a exibição do programa ‘Set Ufam’, veiculado pela TV Ufam entre 2007 e 2010, com a participação de estudantes de Jornalismo e de Relações Públicas.

“Fico muito feliz com esse grupo de ex-alunos, e atuais profissionais, que criaram, a partir do projeto de extensão, um importante portal de crítica de cinema na Região Norte”, observa a professora Graciene Siqueira, que atualmente é professora do curso de Jornalismo de Parintins e responsável pelas exibições do Cine & Vídeo Tarumã naquela cidade.

“A ideia é que todo mês tenhamos curadoria de pessoas que possuem ligação com o Cine & Vídeo Tarumã ou com a produção audiovisual na cidade, a fim de tornar o projeto mais participativo e colaborativo”, explica a professora Aline Lira, vice-coordenadora do projeto.

As sessões do Cine & Vídeo Tarumã são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 12h30, no Mini Auditório Narciso Freire Lobo, na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), localizada no Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Setor Norte, Coroado 1, zona leste.

Programação

O filme ‘Wanda’, de Barbara Loden, será exibido nesta segunda-feira (7). É o drama de uma mulher que, desde que abandonou o marido e os filhos, dorme no sofá na casa da irmã. Sem emprego ou motivações, bebe sempre que pode. Até que começa a se envolver com um ladrão que conhece num bar.

Na quarta-feira (9), o público confere ‘Girlfriends’, uma história de amor sobre duas colegas de apartamento: a fotógrafa Susan (Melanie Mayron) e sua melhor amiga, a poeta Anne (Anita Skinner). O modo de vida delas é interrompido quando Anne diz a sua colega de apartamento que ela vai se casar, sair do apartamento e começar uma nova vida com o marido. A direção é de Cláudia Weill.

E o longa ‘Uma Canta, a Outra Não’, de Agnès Varda, estará em cartaz na sexta-feira (11). Ambientado na França da década de 1970, o filme apresenta duas mulheres, Pomme (Valérie Mairesse) e Suzanne (Thérèse Liotard), cujas vidas se entrelaçaram entre si e com o crescente movimento feminista da época. Elas se conhecem quando jovens e depois perdem contato durante dez anos, quando se encontram novamente. À essa altura do campeonato, Pomme é uma cantora excêntrica e Suzanne tem um trabalho convencional.

Anúncio