Cine Vídeo Tarumã exibe clássicos baseados na obra de Shakespeare

Com sessões abertas ao público, o projeto da Ufam vai exibir três adaptações cinematográficas dos trabalhos do ‘Bardo de Avon’ e uma montagem da peça Romeu e Julieta

Manaus – Nesta segunda-feira (23), comemora-se o Dia do Livro. E nessa data especial, o Cine Vídeo Tarumã, projeto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), vai apresentar uma semana homenageando um dos maiores nomes da literatura mundial: William Shakespeare. Serão exibidos três adaptações cinematográficas dos trabalhos do ‘Bardo de Avon’ e uma montagem da peça Romeu e Julieta, realizada no Golden Globe, em Londres, pelos brasileiros do Grupo Galpão. Nesta semana, além do acréscimo de uma quarta sessão, todas irão iniciar a partir das 14h, diferente do horário habitual de 12h30. Após as sessões, irão haver palestras com professores convidados.

A Megera Domada (Foto: Reprodução)

Na segunda-feira (23), será exibido ‘A Megera Domada’. Um clássico do cineasta italiano Franco Zeffirrelli, o filme ainda conta no elenco com a atriz Elizabeth Taylor e o ator Richard Burton. A história envolve as tentativas de Petrucchio para conquistar o coração de Bianca, filha de um rico mercador de Pádua e que tem um temperamento muito forte. Após a sessão, haverá um debate com a professora Maria Regina Marques Marinho.

Na quarta-feira (25) será exibido ‘Sonhos de uma noite de Verão’. Dirigido por Michael Hoffman e estrelado por Kevin Kline e Michelle Pfeiffer, o filme apresenta os desencontros amorosos que ocorrem na Itália do início do século 20. Ao final, Sérley Barbosa, Gabryelle Hayek e Giuliana Nery assumem para conduzir a palestra.

Na quinta-feira (26) ocorrerá a exibição de uma montagem da peça Romeo e Julieta. Criada e dirigida pelo Grupo Galpão, essa versão foi encenada no Globe Theatre em Londres no ano 2000. A encenação foi feita totalmente em português e utilizando o estilo de teatro de rua, característico do grupo. Ao final desta sessão, o professor Jhon Weyner irá participar da palestra.

Na sexta-feira (27), o último filme a ser exibido nesta semana será ‘Ricardo III’. Dirigido e estrelado por Laurence Olivier, este filme segue o personagem Ricardo de Gloucester, que através de tramas envolvendo assassinatos e mentiras, busca almejar o trono ocupado por seu irmão mais velho. Esta versão rendeu o prêmio de Melhor Ator para Olivier e Melhor Filme Britânico no prêmio BAFTA de 1956.

Esta semana especial é realizada em conjunto com as Faculdades de Letras e Informação e Comunicação da Ufam, o curso de Teatro da UEA, a Prefeitura de Manaus (direção do Paço Municipal), o ICBEU e intelectuais da cidade. As sessões são gratuitas e no Auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no setor Norte do Campus Universitário.

Anúncio