Curta ‘Obeso Mórbido’ estreia na internet nesta quarta-feira

Filme premiado de Diego Bauer e Ricardo Manjaro estará disponível a partir das 10h, nos canais da Artrupe no Vimeo e YouTube

Manaus – Depois de uma passagem pelo circuito de festivais brasileiros, o curta-metragem ‘Obeso Mórbido’, dirigido por Diego Bauer e Ricardo Manjaro, será disponibilizado na internet nesta quarta-feira (8), a partir das 10h, nos canais da Artrupe no Vimeo e YouTube.

O filme conta a história real de Diego Bauer, que chegou a pesar 125 quilos, e após uma mudança de hábitos alimentares e rotina de exercícios físicos emagreceu 43 quilos (Foto: Divulgação)

Ao todo, o filme passou por sete festivais, alguns de grande prestígio no mercado nacional: 22ª Mostra de Tiradentes, 26º Festival de Vitória, 23º Cine PE, 19º Goiânia Mostra Curtas, 10ª Semana de Cinema (Rio de Janeiro), Maranhão na Tela 2018 (prêmio de Melhor Ator para Diego Bauer) e 2ª Mostra Internacional de São Luís (prêmio de Melhor Som para Lucas Coelho e Heverson Batista).

O curta de 14 minutos é uma produção da Artrupe e Duplofilme, com o apoio da Manauscult por meio do Concurso-Prêmio Manaus de Audiovisual, e 602 Filmes.

‘Obeso Mórbido’ conta a história real de Diego Bauer, que chegou a pesar 125 quilos, e após uma mudança de hábitos alimentares e rotina de exercícios físicos emagreceu 43 quilos. Misturando elementos de documentário e ficção, o filme apresenta de que maneira o personagem encara a situação de ter um corpo muito diferente do que era, e dentro de um padrão que é legitimado nas redes sociais.

Para Diego Bauer, a trajetória que o filme teve nos festivais foi satisfatória. “Eu e o Ricardo sempre tivemos como meta um filme que fosse de fácil identificação, que dialogasse sobre as inseguranças que as pessoas têm com o próprio corpo. E pra gente, uma das maneiras de fazer com o que filme fosse visto em mais lugares seria passando em festivais, e que bom que isso aconteceu. Passar em Tiradentes, Cine Pe, Vitória, festivais que eu sempre acompanhei apenas à distância, foi um grande privilégio”, explica Bauer.

Tendo como referência diretores como Esmir Filho, David Cronenberg e Olivier Assayas, ‘Obeso Mórbido’ busca criar relações do protagonista inseguro com a própria aparência mais através de elementos sensoriais, visuais e sonoros, texturas, do que pela narrativa. No curta não há diálogos.

Agora disponível na internet, ‘Obeso Mórbido’ poderá levantar discussões para o grande público, o que sempre fez parte da concepção do projeto. “Enquanto a gente realizava o filme, sempre estava na nossa cabeça a ideia de um filme pensado pro público. É pra ser fácil de assistir, pra que o público tenha uma relação mais fácil e direta. Fizemos o filme pensando nisso. Então esse momento gera muita expectativa, pois acredito que o assunto é muito mais amplo do que uma mudança de peso, mas a maneira como nos relacionamos com os nossos corpos, como isso vira uma moeda de troca nas redes sociais, e como na verdade todo mundo tem insegurança com o próprio corpo”, finaliza Bauer.

Ficha técnica

Roteiro e direção: Diego Bauer & Ricardo Manjaro

Empresa Produtora: Artrupe Produções & Duplofilme

Título em inglês: Morbid Obese

Duração: 14h53

Elenco: Diego Bauer, Victória Muller e Wallace Abreu

Produção: Tercio Silva

Direção de fotografia: Jimmy Christian

Montagem: Eduardo Resing

Direção de arte: Francisco Ricardo

Figurino: Paulo Oberdan

Desenho de Som e mixagem: Lucas Coelho

Correção de cor: João Gabriel Riveres

Som direto: Heverson Batista

Assistência de direção: Bernardo Abinader

Assistência de fotografia: Valentina Ricardo e Robert Coelho

Assistência de produção: Márcia Manuela

Assistência de arte: Rafael Dias

Anúncio