Tizuka Yamasaki é destaque da programação paralela do Jungle Matsuri

A cineasta veio a Manaus pela primeira vez nos anos 1990, quando se preparava para um grande projeto de ficção sobre a região amazônica

Manaus – Uma das mais conceituadas diretoras de cinema do País, Tizuka Yamasaki, estará na capital do Estado, nesta quinta-feira (19), para acompanhar a exibição do filme ‘Gaijin – Ama-me Como Sou’, que será exibido, às 19h, no PlayArte do Manauara Shopping. Logo em seguida, a diretora, que faz parte da programação da Jungle Matsuri, festival de cultura e gastronomia, estará a disposição do público para um bate-papo sobre sua carreira e, logicamente, o cinema japonês.

Tizuka veio a Manaus pela primeira vez nos anos 1990, quando se preparava para um grande projeto de ficção sobre a região amazônica. Ela recorda ter ficado muito impressionada com o tamanho dos rios. “São tão grandes que eu dizia ser impossível enquadrar os rios Amazonas e Negro com uma câmara de filmagem”, lembra ela, comentando, ainda, que para mostrar que eram rios e não mar, seria preciso subir com a câmara em um helicóptero.

A cineasta Tizuka Yamasaki (Foto: Divulgação)

“É preciso conhecer a Amazônia para valorizar o privilegio que temos dessa riqueza natural e gigantesca! Só conhecendo, podemos nos apaixonar por ela e assim garantir a sua defesa dos maus tratos que andamos fazendo ao meio ambiente”, concluiu a diretora.

Alguns anos depois, ela voltou para fazer um dos programas da série ‘As Brasileiras’, de Daniel Filho. “O episódio chama-se ‘A de Menor do Amazonas’, com Maria Flor e Marcos Palmeira. Foi mais ou menos nessa época que conheci Parintins e tive acesso a um trecho de filme recuperado sobre a chegada dos primeiros imigrantes japoneses na Amazônia”contou.

Apaixonada pela Amazônia desde então, Tizuka volta, agora, para participar das comemorações dos 90 anos da imigração japonesa na Região Norte. O filme ‘Gaijin- Ama-se Como Sou’ retrata os 100 anos de imigração japonesa no Norte do Paraná, um evento épico que até hoje é considerado referência história sobre o tema.