Companhia Arte em Movimento Zona Cultural retoma com projetos no AM

Para o segundo semestre a companhia está produzindo o projeto “CircuLAR[te]” que irá circular pelos municípios do Amazonas

Manaus – A Companhia Arte em Movimento Zona Cultural é um grupo que surgiu através de laboratórios artísticos promovido pelo ator e diretor Leonel Worton, com crianças e adolescentes em risco social da zona leste de Manaus, e atua nas artes em geral, principalmente o teatro e expressão corporal há dezessete anos e já foi contemplado com projetos culturais e recebeu prêmios em festivais de teatro com os espetáculos “Meninas da Zona Cultural, Vida das Meninas Índias”, “Casa de meninas mortas”, “É Proibido Jogar Lixo Neste Local”, “Aykunã e a Árvore da Sabedoria”, entre outros.

“A casa das meninas mortas” foi o último trabalho executado em dezembro de 2019 pela companhia antes da pandemia se instalar no Brasil, sendo assim, foi necessário parar as produções no ano de 2020. Um ano depois, a companhia retoma seus trabalhos com a manutenção do elenco, proporcionando assim, oficinas de voz, corpo, interpretação e saúde mental para o aprimoramento profissional do grupo.

Para o segundo semestre a companhia está produzindo o projeto “CircuLAR[te]” que irá circular pelos municípios do Amazonas (Foto: Divulgação)

No primeiro semestre de 2021, a companhia produziu uma exposição de artes visuais do artista amazonense Will Arte na cidade de Rio Preto da Eva-AM, intitulada “BICHO HOMEM”, projeto este contemplado pela Lei Aldir Blanc – Edital Encontro das Artes.

Para o segundo semestre a companhia está produzindo o projeto “CircuLAR[te]” que é uma peça de teatro inspirado nas obras do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal e que irá circular pelos municípios do estado do Amazonas: Rio Preto da Eva, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo. Projeto este contemplado pela Lei Aldir Blanc – Edital Encontro das Artes.

A CIA Zona Cultural tem o intuito de transformar a sua sede, localizada no bairro Terra Nova, na zona norte, em um centro cultural de formação, produção e difusão de projetos artísticos. Com o retorno da apresentação do projeto circular[te] a companhia fará uma apresentação especial, para convidados, de inauguração do palco Luiz Vitalle, na sua sede.

Luiz Vitalle foi ator e diretor da Companhia Pombal Arte Espaço Alternativo que faleceu em 2019, aos 60 anos. Vitalle foi o principal responsável pela formação de artistas atuantes na cidade de Manaus, dentro eles o então diretor da Zona Cultural, Leonel Worton.

Anúncio