Cuidados com o ‘melhor amigo’ no verão

Saiba como aliviar o calor do seu cachorro quando as temperaturas estão nas alturas

Manaus – Os meses de verão podem ser brutais para o seu cão. Os cães são muito mais suscetíveis à insolação do que os humanos. Um dos motivos disso é que o seu cão ‘veste um casaco de pele’ durante o ano todo. Além disso, os cães possuem glândulas sudoríparas apenas em seus pés. Eles contam com um método de respiração que retira o excesso de calor para esfriar seus corpos. Este método não é tão eficaz quanto a transpiração.

Algumas raças são muito mais suscetíveis ao calor do que outras. Cães com pelagem grossa têm mais dificuldades com o calor. Cães com focinhos curtos, como buldogues, pugs e boxers, têm vias aéreas menores e, portanto, têm menos capacidade para soprar o ar quente.

Cães com focinhos curtos, como buldogues, pugs e boxers, têm vias aéreas menores e, portanto, têm menos capacidade para soprar o ar quente (Foto: Reprodução)

O que pode causar insolação?

A principal causa de insolação em cães é quando deixam um cão em um carro estacionado. Mesmo com as janelas abertas em um dia de 22 °C a 26 °C o interior do seu carro pode chegar a mais de 38 °C em questão de minutos. Como você pode imaginar, com aquela pelagem a temperatura do corpo do seu cão sobe muito rapidamente.

Fazer exercícios em dias quentes é outra forma comum de ocorrer insolação. Tal como acontece com os seres humanos, os cães mais velhos, cães com excesso de peso e cães com doenças cardíacas ou pulmonares são muito mais propensos a sofrer de insolação do que os cães mais jovens, que estão mais em forma. Não force o seu cão a fazer exercícios em dias muito quentes ou úmidos.

Para evitar a insolação

Não deixe o seu cão em um carro estacionado em dias quentes. Estacionar na sombra pode ajudar um pouco, mas em dias muito quentes, isso não é o suficiente. É melhor deixar o seu cão em casa.

Ofereça bastante água fresca. Os cães devem ter água disponível o tempo todo. Mantenha a água de seu cão limpa e fresca. Não deixe a tigela de água do seu cão ao sol, ou ela irá esquentar.

Sempre forneça um local com sombra para o seu cão. Os cães devem ter sempre um local com sombra para sair do calor escaldante do sol. Lembre-se que a luz do sol vem de diferentes ângulos com o passar do dia, então tome cuidado com o lugar onde você deixa seu cão.

Alguns cães realmente gostam de brincar com água, seja pulando em rios ou piscinas ou apenas brincando com uma mangueira. Então aproveite o seu verão e lembre-se de manter o seu cão refrescado.

Anúncio