Em tempo de quarentena, é possível cultivar uma rotina fitness e alimentação saudável

Estudante de Nutrição e esteticista explica que é possível manter o foco ao criar uma rotina diária, e uma social media fala sobre a mudança em sua rotina de exercícios durante o período de isolamento

Manaus – A chegada do período de isolamento social mudou a rotina de muitas famílias, e muitas delas ainda estão em casa tendo que enfrentar mudanças, incluindo o desafio de conciliar a rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável. A estudante de Nutrição e esteticista, com especialização em emagrecimento, Dani Lessa explica que é possível manter o foco por meio da criação de uma rotina diária.

“A primeira coisa que eu vejo que é interessante é criar uma rotina mesmo dentro de casa. Podemos planejar como vai ser nosso dia, pois o planejamento é uma grande parte do sucesso. Quando a gente se planeja, se antecipa ao problema”, explicou a esteticista.

A estudante de Nutrição e esteticista Dani Lessa diz que é possível, em tempo de isolamento social, manter o foco de uma rotina saudável (Foto: Divulgação)

A social media Allana Amancio, antes da quarentena, treinava cinco vezes por semana na academia e, aos domingos, ia para a faixa liberada, na Ponta Negra, além de seguir um plano alimentar criado por um nutricionista. Mas no início do isolamento social, recomendado para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), ela sentiu dificuldade para seguir o plano saudável.

“Logo nas primeiras semanas confesso que a ansiedade tomou conta e a fome emocional falou mais alto. Como eu vinha de outra rotina alimentar, comecei a sentir alguns desconfortos no estômago, mudanças no aspecto da pele e fora outras mudanças que sentimos quando não estamos nos nutrindo adequadamente”, explicou Allana.

Dani Lessa explicou que a determinação em uma alimentação saudável começa logo pela manhã, quando são decididas todas as refeições, de acordo com os alimentos que se tem em casa, para que não ocorra a vontade de pedir uma comida não tão saudável por meio de delivery. Neste caso, é preciso se planejar de acordo com os alimentos disponíveis.

Neste período de quarentena, é o que Allana tem seguido. “Eu, particularmente, sempre gostei de organizar as atividades da semana no domingo. E é isso que estou fazendo, organizando os horários mesmo em casa”. A social media compartilha sua rotina com seus seguidores, por meio das redes sociais, com o intuito de incentivá-los. Além de buscar manter uma alimentação saudável, Allana faz exercícios em casa, variando entre aeróbicos e com pesos.

Além de buscar manter uma alimentação saudável, Allana Amancio faz exercícios em casa, variando entre aeróbicos e com pesos (Foto: Divulgação)

Aula de jump

Dani Lessa destacou que nem sempre teve uma alimentação saudável, mas que passou a se adequar ainda na sua adolescência, com atividades consideradas interessantes por ela, como aula de jump.

“Resolvi fazer uma aula experimental, e desde então fui querendo ter essa consciência de me alimentar um pouco melhor, de fazer escolhas mais saudáveis, dentro das minhas possibilidades, e de não parar de me exercitar mais, buscando coisas que eu achava divertidas para poder fazer”, contou.

Uma das dicas que pode ajudar quem estiver interessado em investir numa alimentação saudável é evitar alimentos industrializados, e priorizar uma dieta rica em nutrientes e comidas como legumes, ovos, iogurte natural e até mesmo biscoitos feitos em casa. A especialista destaca que é importante manter a alimentação balanceada, mas sem neuras.

“Quero enfatizar que precisamos também ter esse momento em que a gente coma as coisas que achamos gostosas, coisa mais calóricas, não tem problema. Mas na maior parte do tempo, até por uma questão de saúde, e principalmente por uma questão de imunidade, a gente precisa fazer melhores escolhas”, finalizou a esteticista.

Anúncio