Médica dá dicas de como curtir o Festival Folclórico de Parintins

Confira as instruções para quem vai aproveitar a ‘maratona’ de Caprichoso e Garantido entre os dias 27 e 30 de junho

Manaus – Ir para Parintins acompanhar o festival folclórico é ter a certeza de que serão muitas horas em pé, no calor, muita caminhada, pouco conforto e a mudança na rotina dos hábitos alimentares e de cuidados com o corpo. Quem vai ao 54º festival folclórico, que vai acontecer entre os dias 28 e 30 de junho, já pode ir preparando o corpo para essa maratona.

Para ajudar quem vai embarcar para a ilha, conversamos com a médica cirurgiã vascular Fabiana Lo Presti, que deu algumas dicas de como não prejudicar a saúde durante os dias de festa.

“Sabemos que as torcidas dos bois ficam muitas horas de pé durante as apresentações e ao longo do dia. Para evitar um problema no sistema circulatório, a dica é fazer uma caminhada de pelo menos cinco minutos a cada uma hora e meia em pé”, afirmou a especialista. De acordo com ela, isso vai evitar o aumento de pressão nas veias, diminuindo as chances de inchaços e dores.

O consumo de água e uso de protetor solar são indispensáveis ao longo dos três dias de festa (Foto: Divulgação)

Outra dica muito importante para quem vai encarar essa ‘maratona’ é se manter bem hidratado durante todo o dia e monitorar o consumo de bebida alcoólica ingerida. “As bebidas alcoólicas tendem a levar a desidratação. Então, a dica de ouro é beber água durante o dia inteiro. Assim, é mais fácil de evitar uma intoxicação pelo álcool e amenizas os sintomas da ressaca”, assegurou a médica.

Ainda de acordo com a especialista, é possível curtir todo o festival sem deixar a saúde de lado. “Hidratação e movimentação são as palavras chave para que haja apenas boas lembranças da viagem”.

Outras dicas que para manter a saúde durante a festa:

  • Evitar exposição direta ao sol;
  • Usar protetor solar para lábios, rosto e corpo;
  • Fazer uma alimentação saudável a cada três horas, dando preferência por comidas leves, frutas e legumes;
  • Usar roupas leves e sapatos confortáveis;
  • Não exagerar nos comprimidos e bebidas energéticas;
  • Tomar água e suco naturais durante todo o dia;
  • Usar preservativo em todas as relações sexuais.