Queda de cabelo pode piorar no outono e inverno, veja como lidar

Apesar de ser normal os fios caírem mais durante as estações frias, existem alguns cuidados que podem ajudar nesse momento

São Paulo – O corpo humano passa por alterações conforme as estações do ano, assim como os animais. Por essa razão, é natural observar um aumento da queda do cabelo durante o outono/inverno. Os cabelos crescem, em média, 1 cm ao mês e acredita-se que perder uma média de 100 fios ao dia seja normal. Porém, algumas ações simples do dia-a-dia minimizam esse problema e garantem cabelos mais fortes e saudáveis em todas as estações. Veja quais são:

(Foto: Reprodução/Pexels)

 Assim como a pele, o couro cabeludo pode ser normal, seco ou oleoso. Saber qual é o seu tipo é crucial na escolha dos produtos certos. A frequência de lavagem é diretamente influenciada pelo tipo de cabelo. Não existe uma regra que padronize o que é certo.

2. Água muito quente é uma grande vilã

Água muito quente pode irritar o couro cabeludo, estimulando a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, podendo levar à dermatite seborreica e caspa, além de ressecar a fibra do cabelo, deixando os fios sem brilho. Água morna é a melhor opção.

3. Atenção à temperatura do secador

O calor excessivo pode desnaturar a queratina, principal proteína do cabelo. É ela a responsável pelas propriedades mecânicas dos fios, como elasticidade e resistência. Mantenha o fluxo do secador no mínimo a 15 cm de distância da mecha que está sendo modelada.

Temperaturas mais quentes tornam o trabalho mais rápido, porém o dano ao fio é maior. Não concentre o jato de ar quente no mesmo local por um longo período Procure mudar a direção da temperatura para não tostar os fios.

4. Nem pense em dormir de cabelo molhado

A umidade presente no couro cabeludo pode ser um facilitador para a proliferação de fungos e bactérias causadoras de dermatites e caspa. Portanto, na hora de dormir, os cabelos devem estar bem secos.

5. Controle seu stress

Há mais de um ano vivendo dias de stress, ansiedade e insegurança por causa da pandemia, vale a pena investir em medidas que minimizem os efeitos desses sentimentos no ciclo capilar. Pratique atividade física, encontre um hobby que ocupe seus pensamentos positivamente, alimente-se de forma saudável e durma bem. Se os seus cabelos pudessem fazer escolhas, certamente essas opções estariam entre elas!

Anúncio