Manaus – É muito comum nos dias de hoje encontrarmos pessoas que tenham um pouco de tinta na sua pele. Pode parecer estranho, mas ainda existem muitas empresas, nas quais se o corpo não se encaixa perfeitamente na indústria ou se as tatuagens são visíveis, essa pessoa não será aceita em certo posto de trabalho. Por essa e outras razões na Ink Happened foi criada uma comunidade livre de preconceitos para falar, dar visibilidade e inclusive compartilhar opiniões. Além disso, é pioneira em nomear e favorecer a inclusão da mulher no mundo das tatuagens.
É verdade que, no mundo da tinta, as mulheres têm menos visibilidade que os homens. Se pensarmos em algum estúdio que esteja próximo de nós, poderemos observar que na maioria dos casos são homens os que fazem as tatuagens, e de fato se é uma tatuadora que oferece os seus serviços, a confiança tende a ser menor.

Comunidade é pioneira em nomear e favorecer a inclusão da mulher no mundo das tatuagens (Foto: Divulgação)
Revolução do mundo da tatuagem
Este mundo está mudando constantemente e existe uma infinidade de tatuagens diferentes, assim como pessoas que estão dispostas a fazer algum tipo de desenho na sua pele.
No momento de criar uma comunidade se abrem muitos caminhos, como o de dar voz às pessoas que não tiveram visibilidade e têm talento, aumentar as possibilidades das mulheres que se encontram neste setor, ou seja, mudar o foco; centrá-lo na realização do desenho, no lugar do gênero da pessoa que o faz.
Encontrar um lugar seguro para expor ideias, seja qual for o corpo que as pense e sobretudo que exista liberdade para propô-las, atualmente se faz necessário. Todas as sensibilidades são aceitas e valorizadas.
Quem pode entrar na comunidade?
- Novos talentos desconhecidos no mundo da tatuagem, que não tiveram a visibilidade correta e não puderam demonstrar suas habilidades.
- Pessoas que queiram oferecer seu estúdio para a realização de tatuagens. Além de ser responsável pelo desenho das tatuagens, que não é somente fazer a tatuagem por parte da tatuadora, mas também dar forma ao que os clientes desejam na sua pele. O trabalho das desenhadoras que não tem conseguido mostrar suficientemente o seu talento, também pode ter visibilidade nesta comunidade.
- Qualquer pessoa que esteja interessada no mundo da tinta pode entrar. No caso das pessoas que não queiram ou não saibam fazer desenhos ou não sejam tatuadores, mas que tenham interesse na observação deles ou na realização de propostas, também poderão ser incluídos.
- Se você quiser observar a maneira como são feitas as tatuagens ou os tipos de tatuagens que estão disponíveis de acordo com a pessoa que as faz, deve selecionar o tipo de tatuagem e depois poderá ver as pessoas especializadas nesse tipo específico.
Muitas das vezes pensamos que o mundo da tinta está superado, mas são muitas as empresas e pessoas que não aceitam que alguém tenha uma pele tatuada. Ainda mais, quando em muitos outros setores, as mulheres têm um papel secundário como tatuadoras, por isso o feminismo está desempenhando um papel importante para que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e sejam julgadas pelo seu trabalho, não pelo seu sexo.