Rio de Janeiro – Manoel Soares encantou os seguidores ao mostrar como faz para acalmar o filho Ezequiel, de 5 anos, que é autista. O apresentador compartilhou um vídeo do momento em que o menino enfrentava uma crise de regulação, quando a pessoa com autismo não consegue controlar as próprias emoções.
“Não é com gritos ou impondo nossa autoridade que educamos uma criança autista. Mais importante que ensinar a ela as regras sociais de nosso mundo, é entender as regras sociais do mundo dela”, disse manuel.
O jornalista contou que Ezequiel enfrentava uma crise de regulação e queria ficar deitado no chão. Ele disse que a melhor maneira de acalmar a criança não é gritar com ela, pois isso só vai deixá-la mais tensa. Então, a melhor forma de acalmá-la é começando a brincar.
“Eu, nesse momento, optei pela brincadeira da ponte. Brincadeira para criança, gente, é coisa séria. No caso da criança autista, então, é mais sério ainda. Conforme fui vendo que começou a brotar uns pequenos sorrisos, umas risadinhas de fundo, fui vendo que a atenção dele não estava mais tensa, que ele já estava mais meu amigo e que o chão era importante para ele”, contou o apresentador.
“Vem cá, se o chão é importante para ele, vou ficar no chão. Aí eu chamei ele para ficar do meu lado, para sentar comigo e comecei a contar para ele como estava me sentindo. Puxei ele mais para perto, mas continuei brincando. Tem que brincar, a brincadeira é a linguagem que o autista mais gosta. Aí você traz, abraça, pede um beijo. Aos poucos, você vai ver que ele, do jeitinho dele, vai pedindo desculpa e aí tudo se acalma. É assim que a gente cuida deles”, concluiu Manoel Soares.
Veja o vídeo: