Manaus – O agendão cultural, deste fim de semana está repleto de eventos para todos os gostos e públicos. A agenda inclui um festival de dança, espetáculos variados, exibição de videoclipes, lançamento de livro e um sarau cultural recheado de música, literatura e poesia. Também haverá um encontro de bateristas, um ciclo de oficinas e exibições de filmes autorais que prometem atrair os amantes do cinema. E, para completar, uma diversidade de shows aguarda pelo público.
Festival
O grandioso Teatro Amazonas recebe, hoje (20), às 20h, o espetáculo “VII Festival 5 Minutos em Cena: Edição Dança”, realizado pela Panorando Cia e Produtora. O Festival chega à sua 7ª edição reunindo a diversidade da Dança produzida em Manaus (AM).
Com o objetivo de apresentar as múltiplas estéticas presentes nessa linguagem cênica, o evento proporcionará aos espectadores um total de 10 cenas curtas que celebram o corpo como centro do acontecimento cênico. O evento tem classificação livre e entrada franca.
Espetáculos
O Teatro da Instalação recebe nesta sexta-feira, às 20h, o espetáculo musical “Pirão ao Baião”, uma imersão na pesquisa musical ligando o norte e o nordeste através da Techno Music e intervenção de violino, apresentado pela Violinista/DJ Ká Seixas, que também receberá convidados, como Márcia Siqueira, Mell Rodrigues, Bumba meu Bloco. Com direção geral e roteiro de Cacau Calderaro e produção executiva KS Music. Com classificação livre e entrada gratuita.
Nesta sexta-feira (20/09), às 15h, acontece a exibição do videoclipe “Espelhos Espahados”, do músico e compositor Leandro Negreiros. O evento acontece na Escola Estadual Dom Jackson Damasceno, situada na rua Rio Piratucu, s/n, Quadra H, no Conjunto São José Operário, Zona Leste de Manaus.
O enredo conta a história de uma moça indecisa e com medo de encarar a verdade, ela precisa fazer uma difícil escolha enquanto o rapaz tenta fazê-la enxergar o óbvio. O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Com entrada franca.
Cinema
O Cine Teatro Guarany apresenta duas exibições que prometem atrair amantes do cinema e da cultura regional. A primeira delas acontece hoje (20/09), às 18h30, com o documentário “A Lenda do Anselmo: O Encantado do Rio Maués-Açu”, dirigido por Amino Vasconcelos. E no sábado (21/09), o Cineclube de Arte recebe a mostra “Medrosos Anônimos e Outros Curtas da Lei Paulo Gustavo de Cinema”, das 18h30 às 20h, também no Cine Teatro Guarany.
“A Lenda do Anselmo: O Encantado do Rio Maués-Açu” teve seu lançamento em agosto e já soma mais de 42 mil visualizações no YouTube. O documentário resgata a história de Anselmo, uma figura mítica da cidade de Maués, no Amazonas, pouco conhecida pelas gerações mais jovens. Com classificação livre
“Medrosos Anônimos e Outros Curtas da Lei Paulo Gustavo de Cinema” Dirigido por Ramoniel Gomes, que explora o medo de forma poética e divertida, e “Agatha”, de Doug Henrique, um drama sensível que trata de relações familiares. Com classificação de 12 anos.
E o Teatro Gebes Medeiros recebe, também neste sábado (31/08), a nova versão do espetáculo “Doce Feitiço”, encenado pelo grupo teatral Células Nervosas. A peça inicia às 18h e retrata uma família mística e barulhenta que mora no meio da Floresta Amazônica e é vigiada por dois rios que acompanham o caos da relação familiar. Com classificação livre e entrada gratuita.
Lançamento de livro
A autora Rita Alencar Clark lança, no sábado (21/09), às 11h, seu mais novo livro, intitulado “In(-)versos do meu verso”, em um evento literário no Centro Cultural Palácio da Justiça. A solenidade de lançamento promete reunir leitores, críticos literários, acadêmicos e admiradores da cultura em uma celebração à poesia e à arte.
Com apoio da editora Toma Aí Um Poema, “In(-)versos do meu verso” também teve seu projeto contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Conselho Estadual de Cultura (Conec).
Sarau Cultural
O Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus, irá sediar, neste sábado (21), o “1° Sarau Cultural dos Aposentados do Banco do Brasil”.
O evento será realizado das 18h às 20h e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e Casa Militar.
A programação conta com muita música, literatura e poesia. Edu do Banjo, Dudu Brasil, Caio do Cavaco e Otávio Di Borba são alguns artistas locais confirmados para o encontro, que será aberto ao público. Além da participação de escritores renomados que irão apresentar seus trabalhos. Entrada gratuita.
Ciclo de Oficinas
De hoje a domingo (20 a 22/09), às 15h, o público irá mergulhar na cena musical autoral com o “2º Ciclo de Oficinas Studio Janks”, realizado pela Studio Janks. O evento acontece no Studio Janks, localizado na rua marabás, 10, bairro Dom Pedro.
O evento gratuito oferece uma oportunidade imperdível para artistas, músicos, instrumentistas e cantores de experimentarem seus conhecimentos e habilidades no universo da produção musical.
O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Nos três dias de evento, os participantes terão a chance de vivenciar produção musical em um estúdio profissional, além de assistir a palestras inspiradoras e oficinas práticas.
Música
O Centro Cultural Povos da Amazônia receberá no domingo (22), às 17h, o “7º Encontro de Bateristas de Manaus 2024”. O evento é considerado o maior encontro de bateristas da região Norte. A entrada é aberta ao público, de todas as idades, e quem quiser pode levar sua bateria para trocar.
No domingo (22), o Teatro Amazonas será palco para a gravação do espetáculo “6 segundos: A Real História do Homem que Sobreviveu a uma Queda de 109 Metros”. Com classificação livre e entrada franca.
O evento que se inicia às 11h, contará, de forma lúdica, descontraída e um talk show musical a arrepiante e surpreendente saga do amazonense Erick Lira, que sofreu um acidente em setembro de 2019 praticando o esporte “Base Jump”. Visto que o seu paraquedas não abriu, ele passou 6 segundos em queda livre até atingir o chão da rodovia AM-010.
Shows
No domingo (22), às 19h, o icônico Teatro Amazonas receberá o renomado cantor Nando Reis, que se apresentará com sua nova turnê, “A Estrela Misteriosa”. A Capital amazonense será a terceira cidade a receber o show do artista.
Ao todo, “Uma Estrela Misteriosa” contará com 24 faixas, sendo 22 inéditas. “Esse disco tem tudo, ele é quase uma antologia”, comenta o cantor. A tour inicia em setembro, tendo Manaus como a terceira cidade de 24 já confirmadas para receber o show do cantor. Os ingressos, com classificação indicativa de 14 anos, podem ser adquiridos pelo site www.shopingressos.com.br.
A segunda comemoração de 10 anos do Festival Cultural do Pirão do Amazonas, acontece no domingo (22), às 16h, no parque Rio Negro, situado na rua Beira Mar, 121, bairro São Raimundo (bem ao lado da ponte do São Raimundo). Entrada gratuita.
Quatro bandas locais de destaque prometem agitar o palco do evento: Beira Choro, Trialis, Los Matrinxãs e Casa de Caba. Para complementar a programação, uma Feira de Economia Criativa reunirá expositores locais, oferecendo o melhor da arte independente.
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Endereços:
Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;
Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro.
Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube).
Cineteatro Guarany – Vila Ninita, avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);
Centro Cultural Palácio da Justiça – Avenida Eduardo Ribeiro, 901 – Centro.
Centro Cultural Povos da Amazônia – Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial 1 (antiga Bola da Suframa)