Confira as notícias que marcaram o ano de 2023 no Portal D24AM

A retropectiva traz muita história diferente e boa de se contar e também a oportunidade de se surpreender e se divertir novamente

Manaus – O ano de 2023 foi marcado por grandes acontecimentos, desde oportunidades em diversos aspectos, polêmicas, fatos inusitados, novidades e tragédias, tanto locais e nacionais como internacionais. O ano de 2023, assim como todos os anos que se passaram, termina com grandes aprendizados por todos os eventos vivenciados ao longo dos meses.

Pensando nisso, a equipe do PORTAL D24AM trouxe a retrospectiva das reportagens mais comentadas e divulgadas pela GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC), em 2023. São fatos regionais, mas também nacionais e internacionais que repercutiram no Amazonas e no mundo. Há de tudo um pouco: tragédia, muita história diferente e boa de se contar e também a oportunidade de se surpreender e se divertir.

JANEIRO

Ataque criminoso em partida de futebol foi transmitido ao vivo em Manaus

O ano começou com a atenção do internauta voltado um ataque criminoso em Manaus. No dia 22 de janeiro, cinco pessoas foram baleadas durante uma partida de futebol em um campo na rua Mirititapuya, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.

(Foto: Divulgação)

O jogo estava sendo transmitido através de uma live quando criminosos chegaram no local e efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra as vítimas. No vídeo é possível ver o momento em que começa o intenso tiroteio e as pessoas desesperadas com a situação.

A matéria, publicada no dia 22 de janeiro, teve apenas 9.130, mas chocou os internautas.

Instituição de Manaus abre vagas para cursos online gratuitos

A matéria mais acessada em janeiro foi pela busca de oportunidade de cursos e empregos na capital amazonense, o mês de janeiro já chegou trazendo as inscrições em cursos livres online do Centro Universitário Fametro.

O curso oferecia oportunidades em  Técnicas de Armazenamento e Almoxarifado, Segurança no Trabalho, Empreendedorismo Digital e Treinamento Básico Operacional (TBO). Todos com certificados de conclusão aos participantes. A matéria foi divulgada no dia 24 de janeiro e visualizada mais de 91.274 mil vezes.

blank

(Foto: Divulgação/ Fametro)

FEVEREIRO

Para driblar algoritmos, influenciadores usam pontes de bairros ricos

Em fevereiro, uma notícia chamou a atenção mundial. Imagens que viralizaram em várias redes sociais mostraram influenciadores profissionais que transmitiram ao vivo debaixo de pontes e outros locais inusitados de bairros ricos de grandes metrópoles da China, para tentar burlar algoritmos de redes sociais.

blank

(Foto: Reprodução / Twitter/Nami Wu)

A lógica para todo esse esforço é simples de entender: como muitas redes usam geolocalização para distribuir conteúdo, eles iam até bairros mais ricos e transmitiam de lá, na tentativa de receber maiores doações e assinaturas de pessoas com mais dinheiro.

Esse jogo de gato e rato entre streamers e algoritmos foi revelado pela youtuber chinesa Naomi Wu, que fez uma longa thread no Twitter com casos do tipo. Não parece tão diferente do famoso caso da ponte dos influenciadores, também no país. A matéria foi publicada no dia 15 de fevereiro e  chamou a atenção de muitos internautas com 461.292 mil acessos.

MARÇO

MC Pipokinha é criticada após show

Em março, uma polêmica no mundo dos famosos deu o que falar. MC Pipokinha foi criticada  nas redes sociais após receber sexo oral de uma fã durante um  show. O vídeo foi compartilhado no dia 5 de março, e gerou muitos comentários entre os internautas.

blank

(Foto: Reprodução/ Instagram)

Segundo as informações, uma mulher nua surgiu no palco da cantora. Logo após, a mulher deitou a funkeira e levantou sua saia, praticando o sexo oral na artista, que retribui com um beijo nos seios da fã. A matéria chamou a atenção de muitos internautas e teve 158.792 mil acessos.

Veja o vídeo:

ABRIL

‘Perfume masculino mais vendido’

No mês de abril, o mundo dos perfumes conquistou muitos internautas, isso porque, um artigo sobre perfumes masculinos revelou qual fragrância é a mais vendida.

blank

(Foto: Pexels – Karolina Grabowska)

Ao longo dos anos, muitas fragrâncias masculinas foram lançadas e conquistaram o coração (e o nariz) do público. Mas qual é o perfume masculino mais vendido? A resposta é: Acqua di Giò, de Giorgio Armani. Esta fragrância icônica, lançada em 1996, ainda reina no topo das preferências e conquista novos admiradores a cada dia. A matéria foi publicada no dia 24 de abril, e teve 151.337 mil visualizações.

MAIO

homem que teve mão e orelha decepados seria suposto assaltante em Manaus

No mês de maio, um caso de polícia chocou os amazonenses. O homem não identificado, que teve a mão e a orelha decepados a golpe de terçado, na noite do dia 24 de maio, seria um suposto assaltante. O ataque à vítima, aconteceu na rua Areal, bairro Mauazinho, zona leste de Manaus.

blank

(Foto: Montagem D24am / Reprodução)

De acordo com vídeos compartilhados nos aplicativos de mensagens após o atendimento à vítima pela equipe Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi acionada para prestar socorro ao homem, a pessoa que filma, aconselha o suspeito a ir rouba de novo. A matéria teve 65.285 mil visualizações.

Veja vídeos:

JUNHO

Tiroteio termina com cabo da PM e sargento da Marinha mortos

Outro caso policial chocou os manauaras no mês de junho. O cabo da Polícia Militar do Amazonas (PM/AM) Robert Bruno Moreira Farias e o 3º sargento da Marinha, Adriano Macedo Vasconcelos Fernandes, 32, morreram após um tiroteio em frente a uma boate, na madrugada do dia 3 de junho, na rua Barão de Indaiá, bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus.

blank

(Foto: Divulgação)

De acordo com informações da PM, Adriano Macedo estava acompanhado de um amigo identificado como Alexandre Avelino de Medeiros, 39, que é 2º Sargento da Marinha. Os dois teriam mexido com a mulher do cabo Robert Bruno ainda dentro da boate. Em seguida, quando chegaram na parte externa do estabelecimento, iniciou-se uma discussão entre Adriano e Robert.

Imagens registradas por uma câmera de segurança mostram o desentendimento. O cabo da PM se aproxima e dá um soco no homem, que se afasta. Em seguida, o PM puxou um arma de fogo e disparou contra a cabeça do 3º sargento que morreu na hora. Robert foi atingido com tiros no braço e no tórax disparado por Alexandre Avelino.

O cabo da PM ainda foi socorrido e encaminhado para o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto. Já na manhã do dia 3, o cabo Robert Bruno morreu no hospital. A matéria teve 67.059 mil visualizações.

Veja vídeos

JULHO

Casal flagrado fazendo sexo com direito a plateia

Um registro de sexo explícico em um ponto de ônibus no município de Laranjeiras do Sul, na Região Centro Oeste do Paraná foi um dos assuntos mais comentado durante o mês de julho. A cena chamou a atenção pela pouca vergonha dos ‘atores’ em cena e atraiu público ao vivo e também na internet.

O vídeo ganhou inlcusive uma narração especial para mais de 14.500 pessoas que tiveram a curiosidade de assitir a cena no Portal D24AM. Mas, apesar de chamar a atenção e ganhar repercussão nacional, os números não superaram o receio do manaura de ficar sem energia.

Bairros de Manaus terão o fornecimento de energia interrompido

No dia 23 de julho, o fornecimento de energia interrompido em bairros como Armando Mendes, Cidade Nova, Nossa Senhora da Aparecida, Novo Aleixo e Compensa, preocupou muitos internautas moradores dessas áreas da capital.

blank

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A manutenção aconteceu devido a uma ação programada da empresa de energia nessas regiões da capital. A matéria teve 74.892 mil acessos.

AGOSTO

‘Amazonas Meu Lar’

No dia 28 de agosto, o anúncio do  ‘Amazonas meu Lar’ encheu de esperança muitos amazonenses. O governador Wilson Lima fez o anúncio das inscrições e lançou o site e aplicativo do programa.

blank

(Foto: Arquivo /Secom)

Estimado em R$ 4,7 bilhões, para execução nos próximos anos, o Amazonas Meu Lar tem como meta a oferta de 24 mil soluções definitivas de moradia para a população de baixa renda, além da regularização de 33 mil imóveis.A matéria teve 389.345 mil acessos.

SETEMBRO

Criminosos gravam homem sendo executado

No mês de setembro, vídeos compartilhado nas redes sociais chocaram muitos internautas. As imagens mostravam um homem discutindo na entrada de uma balada com outra pessoa, momento em que um dos envolvidos foi ameaçado. Em um outro vídeo, o homem aparece bastante machucado sendo executado em um ‘tribunal do crime’.

blank

(Foto: Reprodução)

Os vídeos foram compartilhados no dia 19 de setembro. De acordo com as imagens, durante a discussão, uma terceira pessoa filma o bate-boca entre dois homens, enquanto uma mulher tentar conter os ânimos.

Uma outra pessoa ameaça um dos homens envolvido na briga.

“Você vai morrer já. Você vai ver o que eu vou fazer. Vou tomar o seu sangue, seu inseto”, diz o homem que ameaça a vítima.

Em seguida, um outro vídeo foi compartilhado onde o homem aparecia com a mesma roupa em que estava na balada,bastante machucado e com as mãos amarradas. Nas imagens a vítima leva uma rasteira, fica no chão enquanto é metralhado por vários criminosos.

Não há informações sobre onde o crime aconteceu. A matéria teve 89.058 mil acessos.

Veja os vídeos:

OUTUBRO

Incêndio em casamento

Em outubro, uma tragédia em uma festa de casamento no Iraque comoveu a internet. Um vídeo que circulava nas redes sociais mostrou o exato momento em que uma festa de casamento é tomada por um forte incêndio.

blank

(Foto: Reprodução)

Ao todo, 113 pessoas morreram por conta das chamas e outras 150 ficaram feridas. A tragédia aconteceu em Hamdniyah, na província de Ninive, no Iraque.

As primeiras informações indicavam que o fogo começou porque as pessoas usaram fogos de artifício em um ambiente fechado. O prédio onde a festa era realizada continha muitos materiais inflamáveis em sua estrutura. A matéria publicada no dia 2 de outubro comoveu a web e teve 45.666 mil acessos.

Veja vídeos:

NOVEMBRO

Mulher expõe traição do pai com o marido

Em novembro uma revelação bombástica parou a internet, isso porque, uma mulher resolveu expor o caso amoroso entre seu próprio pai e seu companheiro.

blank

(Foto: Reprodução)

A relação amorosa entre um sogro e o próprio genro viralizou nas redes sociais após a mulher traída revelar toda a história mostrando todos os vídeos íntimos do dois dentro de um quarto de motel e as trocas de conversas. O caso aconteceu na cidade de Araraquara, interior de São Paulo.

A traição foi descoberta após a filha encontrar as trocas de mensagens e os vídeos no celular do próprio pai. Em um ato de fúria, a mulher compartilhou tudo no seu perfil do Facebook. Segundo ela, o caso amoroso já durava dois anos. Entre as imagens, gravadas pelo próprio sogro, ele e o genro estão em motel conhecido da região. 

blank

(Foto: Reprodução)

Nos vídeos, o genro está completamente nu andando pelo quarto. Em outro momento, o homem aparece no carro enquanto os dois estavam na recepção do motel. Nas redes sociais, a mulher revelou que a culpa não era só do pai e que os dois iam “pagar pelo que fizeram com ela”. A matéria foi publicada no dia 22 de novembro e teve 688.580 mil acessos.

 

DEZEMBRO

Acidente chocante! Vídeo mostra colisão fatal com Porsche

E pra fechar o ano, no mês de dezembro, um acidente impressionante mostra um acidente fatal com um carro modelo Porsche, avaliado em cerca de R$ 800 mil, que colidiu a 250 km/h. O condutor foi arremesado para fora do veículo e morreu no local do acidente.

blank

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Câmeras de vigilância registraram o exato momento do acidente, que aconteceu na madrugada de segunda-feira (11), na Avenida Barão Homem de Melo, bairro Estoril, em Belo Horizonte (MG).

A matéria foi publicada no dia 11 de novembro e teve 147. 735 mil acessos.

Anúncio