Confira mitos e verdades sobre limpeza e impermeabilização de sofás

Crianças, pets e até mesmo adultos estão cada vez mais usando esse item e, a higienização e impermeabilização não estragam a estrutura do móvel ou do tecido

São Paulo – Com a pandemia, muitas pessoas mudaram sua rotina e passaram a ficar mais dentro de casa. Com os novos hábitos domésticos, alguns móveis, que não demandavam tanta atenção, transformaram-se nas estrelas da casa, como é o caso dos sofás. Crianças, pets e até mesmo os adultos estão cada vez mais usando esse item tão confortável e, diferentemente do que muitos acreditam, a higienização e impermeabilização não estragam a estrutura do móvel ou do tecido se feito por empresas gabaritadas. Eduardo Tafa, CEO de uma rede especializada em higienização e blindagem de estofados, acredita que a maioria das pessoas não procuram os serviços por ainda terem dúvidas sobre o processo. Separamos os principais mitos e verdades desses processos:

Crianças, pets e até mesmo adultos estão cada vez mais usando esse item e, a higienização e impermeabilização não estragam a estrutura do móvel ou do tecido (Foto: Divulgação)

  • A impermeabilização pode ser feita em qualquer estofado: Verdade. 

Com exceção do couro, que não é considerado tecido e portanto só pode ser hidratado, todos os demais estão aptos aos processos de impermeabilização.

  • Impermeabilização pode causar alergia: Mito. 

Essa é uma das dúvidas mais frequentes e que fazem com que as pessoas desistam do serviço por medo que os produtos possam causar alergias ou deixar um cheiro forte após o tratamento. Porém, a verdade é que a maioria dos produtos são hipoalergênicos, logo, não fazem mal à saúde -bem pelo contrário, já que podem diminuir a incidência de ácaros.

  • Impermeabilização facilita a limpeza do estofado: Verdade. 

Ao realizar o tratamento, a sujeira ficará apenas na superfície, facilitando a limpeza do dia a dia.

  • Usar secador de cabelo para secar o sofá: Mito. 

O secador de cabelo pode esquentar excessivamente o estofado e expandir a fibra do tecido, o que fará com que ela não volte ao normal.

  • Somente estofados novos podem ser impermeabilizados: Mito. 

É verdade que quanto mais cedo impermeabilizar um estofado, melhor, mas não há problema algum fazer isso se seu sofá já tiver alguns anos de uso, basta higienizá-lo antes. Caso ele já esteja danificado, a solução talvez seja primeiro investir numa reforma e, após, na impermeabilização.

  • Limpeza e impermeabilização aumentam a vida útil do sofá: Verdade. 

Com a limpeza profissional, é possível evitar o uso de produtos e técnicas inadequadas para lavagem, conservando a fibra do tecido, assim como a conservação feita pela impermeabilização.

Por se tratar de um bem que não se troca frequentemente, o cuidado com a manutenção do sofá é ponto chave para aumentar a vida útil da peça.

Anúncio