Cuidados com as refeições no Verão Amazônico

Para nutricionista, alimentar-se de frutas, verduras e legumes se torna ainda mais importante no calor

Manaus – Estamos vivendo a estação mais quente do ano em nossa região, conhecido como ‘Verão Amazônico’, os termômetros nessa época chegam a registrar até 40 graus com sensação térmica acima dessa média. Alguns cuidados são necessários, alimentar-se corretamente é fundamental para a saúde e bem estar de quem busca ter uma vida saudável e tranquila.

Para a Nutricionista Fernanda Piva, especialista em nutrição clínica e personal dieter se alimentar de produtos como frutas, verduras e legumes se torna ainda mais importante! Eles auxiliam na hidratação repondo sais minerais perdidos no suor, que geralmente é aumentado nessa época do ano.“Quando mencionamos as frutas, já imaginamos um copo de suco bem geladinho não é mesmo? Mas o ideal é consumirmos a fruta in-natura”, ressalta a nutricionista.

Quando fazemos um suco, grande parte das fibras da fruta são trituradas e/ou coadas e sempre utilizamos mais de uma porção de fruta para fazer um copo de suco. Com a redução das fibras e a falta da mastigação, você tem menos saciedade; e com o aumento da porção de frutas por suco, o valor calórico consumido é maior.
Portanto, consuma a fruta em seu aspecto natural, você terá maior saciedade, não vai alterar o açúcar no sangue, vai ingerir mais fibras e nutrientes, aconselha Fernanda Piva.


A região dispõem de diversos produtos naturais para o consumo em tempos de muito calor, a água de coco é uma das favoritas quando se trata de verão! Cheia de sais minerais ideais para nossa hidratação, consumir um coco natural após uma caminhada vale a pena. Mas atenção, não troque a água filtrada pela água de coco, a nossa maior ingestão de líquido precisa ser proveniente da água filtrada, alerta Fernanda.

“O nosso abacaxi e melancia também são opções perfeitas para o calor, e a nossa região produz a melhor versão dessas frutas! Docinhas e suculentas, ajudam até a saciar a vontade de comer doce”, destaca a especialista.

Fernanda Piva chama a atenção para o grupo de idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais, que alem da hidratação nessa época do ano, precisam ficar atentos a imunidade. Gripes, viroses são comuns nesse período então precisamos fortalecer nosso sistema imune.A vitamina C é uma das principais responsáveis pela manutenção nesse sistema, então é preciso incluir na alimentação: frutas cítricas e legumes amarelos/alaranjados.

Além disso, para manter um sistema imunológico em dia, é preciso uma alimentação equilibrada contendo todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras do bem) assim como os micronutrientes (vitaminas e minerais) que você conquista com um prato bem colorido.Para o público fitness ou que pretende reduzir de peso não existe uma dieta pronta que sirva para todos, pondera a nutricionista.O ideal é reeducarmos a alimentação de acordo com as nossas necessidades, rotina, preferências alimentares e objetivos.

Precisamos ter o equilíbrio entre os nutrientes, harmonizando melhor nossas escolhas para que assim, a gente consiga ingerir todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo. Dessa forma, você terá um corpo saudável por dentro e por fora, conclui Fernanda Piva.

 


Fernanda Piva de Aguiar
Nutricionista Clínica
CRN7-2333 Especialista em Nutrição Clínica – Ganep/SP
Especialista em Personal Dieter – UFG/GO
Contato: (92) 99472-7925
E-mail: [email protected]

Anúncio