Espetáculo encerra temporada com distribuição de livro e venda de cenas em biscuit

O espetáculo “Provérbios de Burro” fala sobre a história de um burro de carga que nasceu a partir da relação amorosa de um casal de humanos

Manaus – O solo de teatro “Provérbios de Burro”, protagonizado e dirigido pelo amazonense Ítalo Rui, encerra a temporada no Centro Cultural Barravento com apresentações nesta sexta-feira (13) e sábado (14), às 20h.

Um livro, inspirado na montagem, terá distribuição gratuita para o público e cenas do espetáculo reproduzidas em biscuit poderão ser compradas no local. A entrada para assistir à peça custa R$ 15 (meia entrada) e R$ 30 (inteira). O centro cultural está localizado na Rua Jonathas Pedrosa, n° 1166, Praça 14 de Janeiro.

O espetáculo “Provérbios de Burro”, que estreou em outubro de 2019, fala sobre a história de um burro de carga que nasceu a partir da relação amorosa de um casal de humanos e passou boa parte da vida tentando ser humanizado. Mas, sem sucesso e sendo sempre hostilizado pelos outros por ser um animal, abandona a vida humana para viver como bicho.

“O burro é apenas uma metáfora para gente falar de muitas coisas como bullying, preconceito, entre outros sentimentos que todos nós passamos”, afirma Ítalo Rui. “Já fizemos circulação desse espetáculo em outros locais de

Manaus, no interior, e toda vez que a gente apresenta tem um sentimento de empatia muito grande com o personagem, é muito bonito de ver”, complementa.

O processo de criação deste espetáculo foi registrado no livro “Do diário à cena: revisitando o movimento criador no espetáculo Provérbios de Burro”.

A obra traz um compilado da escrita dos artistas criadores, narrando, cada um à sua maneira, os procedimentos de criação do espetáculo, além de trazer a dramaturgia da peça na íntegra, fotos dos bastidores dos ensaios, fotos das apresentações, desenhos do cenário, croquis do figurino, qr code com demonstrações do trabalho de corpo do intérprete e muito mais.

Além disso, o artista Ítalo Rui, por meio do trabalho da artesã Polly, confeccionou algumas cenas em formato de biscuit, como uma forma do público levar para casa uma lembrança da apresentação. O artesanato é vendido a preços populares e o livro terá distribuição gratuita.

Carreira

Mestre em Artes pela UFC, Ítalo Rui atua no teatro, streaming e nos bastidores, como produtor e criador de projetos culturais. Em 2020, integrou o elenco da série de ficção Aruanas, exibida pela Globoplay.

Atualmente, é um dos coordenadores do projeto Potências das Artes no Norte (PAN), que já realizou duas edições. Formado em Artes Cênicas pela UEA, também é um dos autores do livro “Veredas da Crítica Teatral Manauara: entre registro, pregnância e criação”, lançado dentro da Coletânea Pensamento de Perto, pela editora Diversa, do Espírito Santo.

Anúncio