Manaus – O Festival Folclórico de Parintins, maior espetáculo folclórico do País, virou um dos assuntos mais comentado na internet desde o início do Big Brother Brasil (BBB 24), quando a cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira conquistou uma vaga na casa mais vigiada do Brasil. Mas, o que seria o duelo entre os bumbás Caprichoso e Garantido? ENTENDA.
O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular que acontece todos os anos no município de Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus). O festival foi reconhecido em 08 de novembro de 2018, como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Em 2024, o 57º Festival Folclórico, patrimônio cultural do Brasil vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de junho, no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), na Ilha Tupinambarana. As apresentações, que começam na última sexta-feira do mês de junho e vão até o domingo e, simbolizam uma disputa a céu aberto entre duas agremiações folclóricas, a do Boi Garantido (vermelho) e a do Boi Caprichoso (azul),
Caprichoso e Garantido disputam as três noites marcada para iniciar às 20h. Como num teatro de arena, as agremiações prometem um espetáculo inesquecível de beleza e criatividade.
Em 1965 aconteceu o primeiro Festival Folclórico de Parintins, criado por um grupo de amigos ligados à Juventude Alegre Católica (JAC). Com o tempo, o festival ganhou relevância nacional, passando a ser objeto de atenção da mídia e considerado atração turística de Parintins. Após a transmissão em rede de televisão nacional, profissionais que trabalhavam no festival passaram a ser contratados a partir da década de 2000 para trabalhar nos carnavais de Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.
O bumbá Caprichoso, das cores azul e branco, entra na arena em 2024 com o tema ‘Cultura, o triunfo do povo’. O bumbá Garantido, das cores vermelho e branco, promete encantar com o tema ‘Segredos do Coração’ .
Duelo dos bumbás
Com o tema ‘Cultura, o triunfo do povo’ o Caprichoso quer ressaltar a cultura popular e o quanto ela é representativa à humanidade.
“É arte, que torna singular os ilhéus de Parintins, com suas cores e expressões, fantasias e alegorias, cantos e danças. É mestre Bacuri, da Marujada de Guerra, que faz do pulsar do seu tambor o símbolo da resistência, onde os bumbás da Amazônia, um dia, foram perseguidos pelas elites”, explica a sinopse contextualizada pelo Conselho de Arte.
O boi Garantido, maior campeão do Festival Folclórico de Parintins, apresentou o tema ‘Segredos do Coração’ para a disputa do festival.
“Conhecer os Segredos do Coração é como conhecer os segredos da vida, desse nosso Universo maravilhoso, inquietação que nos acompanha desde que nascemos, quando chegamos e nos são revelados os primeiros segredos, entre eles o “segredo de caminhar” e o “segredo de brincar. Assim, os segredos se revelam por toda vida, até que nos alcance o último sopro divino que nos arrebatará, para revelações de novos e eternos segredos”, diz página oficial do boi.
A música, que acompanha durante todo o tempo, é a toada, acompanhada por um grupo de mais de 400 ritmistas. Os dois bois dançam e cantam por um período de duas horas e meia, com ordem de entrada na arena definida em sorteio. As letras das canções resgatam o passado de mitos e lendas da floresta amazônica. Muitas das toadas incluem também sons da floresta e canto de pássaros.
Componentes do festival
O festival possui um total de 21 quesitos (itens), sendo que a maioria não possui ordem predeterminada de apresentação. As exceções são os três primeiros (apresentador, levantador de toadas e marujada ou batucada), além do último (encenação).
Os quesitos são: Apresentador; Levantador de Toadas; Batucada e Marujada; Ritual Indígena; Porta-Estandarte; Amo do Boi; Sinhazinha da Fazenda; Rainha do Folclore; Cunhã-Poranga; Boi Bumbá (evolução); Toada (letra e música); Pajé; Povos Indígenas; Tuxauas; Figura Típica Regional; Alegoria; Lenda Amazônica; Vaqueirada; Galera; Coreografia; e Organização do Conjunto Folclórico.
Sobre a cunhã-poranga na qual Isabelle Nogueira representa
A cunhã-poranga representa a moça bonita, uma sacerdotisa, guerreira e guardiã. Expressa a força através da beleza. Deve possuir desenvoltura e incorporar a personagem. No Caprichoso, o item é defendido por Marciele Albuquerque Munduruku, única nativa do festival. No Garantido, o item é defendido por Isabelle Nogueira.
Itens como Ritual, Auto do boi, Apresentador, Levantador de Toadas, Amo do Boi, Sinhazinha da Fazenda, Figuras Típicas Regionais e lendas amazônicas, Porta – Estandarte, Rainha do Folclore e Boi-Bumbá em evolução, Pajé além da galera (torcida) são alguns dos itens que passam pelo crivo dos jurados.
Os jurados são escolhidos nas semanas que precedem o Festival. Todos vêm de Estados que façam parte de outras regiões do País, que não a Região Norte. Os requisitos estão dispostos em um edital lançado pela organização meses antes, onde pode-se destacar ser estudioso da arte, da cultura e do folclore brasileiro, com mínimo grau de formação de mestre.
Acessórios
Junto com a chegada do Festival ganham destaque os acessórios, que são parte integrante da tradição da festa e geram renda para os talentosos artesãos.
Os modelos incluem brincos, cocares, colares, pulseiras e roupas temáticas e são essenciais para criar uma atmosfera festiva e transformar o visual dos participantes.
Roteiro turístico inesquecível
A cidade localizada no coração da Amazônia atrai visitantes do mundo inteiro para ver os bumbás e a ilha da magia tem um roteiro turístico inesquecível.
A primeira parada desse roteiro inicia pelo café da manhã, com visita ao Mercado Municipal Leopoldo Neves. Localizado às margens do rio Amazonas, o local foi inaugurado em 1937 e tem uma arquitetura portuguesa peculiar.
Entre as opções de comida regional, o destaque fica com o famoso x-caboquinho, um delicioso sanduíche que conta com camadas de tucumã, queijo coalho e pão francês. A praça de alimentação do mercado conta com um pequeno palco, onde artistas locais se apresentam, cantando toadas de boi e outros estilos musicais.
Após o café da manhã, chega a hora de explorar mais Parintins. O visitante pode tirar fotos no letreiro da cidade, no porto ou no mercado de artesanatos, que são locais famosos durante o festival. Em seguida, embarcar em um dos tradicionais triciclos da cidade para passear e conhecer a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, que é um dos principais pontos turísticos de Parintins, um marco religioso. Sua arquitetura imponente e belos vitrais encantam os olhos de quem a visita.
Para finalizar o dia em Parintins com chave de ouro, é hora de escolher um dos currais disponíveis para curtir um ensaio dos bois. O ensaio é uma prévia do Festival Folclórico. E proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer, mais de perto, a magia e a emoção das apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.
Confira um pouco do Festival: