Curta Kinoforum: festival internacional de curtas começa nesta quinta-feira

Curta amazonense ‘Manaus Hot City’, do diretor Rafael Ramos, integra a programação da Mostra Brasil

São Paulo – O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum – chega à sua 31ª edição com 212 filmes produzidos em 46 países. A programação neste ano será online, entre os dias 20 e 30 de agosto, e de forma gratuita.

Para a criadora e diretora do festival, Zita Carvalhosa, a realização do festival de forma virtual foi grande desafio e uma oportunidade para que um público maior possa ter acesso aos curtas-metragens.

“Quando, no mês de março, a gente já imaginou que não conseguiria fazer o festival presencial devido à pandemia, decidimos abrir as nossas telas para os curtas que tinham se inscrito, mais de 3 mil curtas. Se por um lado, não encontramos as pessoas nas salas, por outro lado, o festival está no Brasil inteiro e isso é muito legal”, disse ela.

Curta ‘Manaus Hot City’, do diretor amazonense Rafael Ramos, será exibido dentro da Mostra Brasil (Foto: Divulgação)

Dentre os curtas que serão exibidos na Mostra Brasil está o amazonense “Manaus Hot City”, que conta com roteiro e direção de Rafael Ramos, e que traz no elenco Maria do Rio, Frank Kitzinger, Vanessa Morães e Denis Lopes. A produção é da Balsa Amarela Filmes.

Com 13 minutos de duração, o curta de ficção conta a história de dois amigos que se encontram para comer um bodó. A conversa entre eles percorre as cores e os cheiros das casas, no calor da cidade. Alguém fica e alguém parte. “A narrativa como exercício do retrato e do autorretrato. Discursos e imagens se unem para expor traumas e relações, individuais e coletivas”.

“Manaus Hot City” será exibido nos próximos dias 22 e 27 de agosto, às 19h (horário de Brasília).

Como acompanhar

Os filmes, as lives e demais atividades virtuais serão acessíveis no site do Kinoforum ou nos aplicativos innsaei.tv para celulares, tablets e smart TVs, disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store. Para televisores, utilizar Airplay e Chromecast.

Nesta quinta-feira (20), às 20h (horário de Brasília), será realizada cerimônia virtual de abertura, com exibição de títulos de destaque do festival. Ao longo da programação, além da exibição dos curtas-metragens, estão agendados encontros, debates, masterclass, atividades de formação, um seminário internacional e happy hours.

A programação completa está no site https://2020.kinoforum.org/programacao-completa.

Anúncio