Dia das crianças com incentivo à leitura

Uma pesquisa realizada com 992 crianças e jovens de um a 15 anos revelou a lista dos livros que as crianças mais gostam, citados por elas mesmas e divididos por idade e sexo

Manaus – Uma pesquisa realizada com 992 crianças e jovens de um a 15 anos das cidades paranaenses de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa, além das catarinenses Florianópolis e Joinville revelou a lista dos livros que as crianças mais gostam – citados por elas mesmas e divididos por idade e sexo. O levantamento foi realizado pelo Colégio Positivo, em abril de 2021, e pode servir de base para presentear neste Dia das Crianças.

Dados O Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019 (Foto: Divulgação)

O hábito da leitura estimula a neuroplasticidade, permitindo que as pessoas tenham capacidade mais rápida de aprendizado. Levando isso em consideração para a categoria infantil, a criança que tem o hábito da leitura melhora o vocabulário, a memória, a concentração nos estudos, a escrita, a interpretação de textos e os conhecimentos gerais, se saindo melhor não apenas nas disciplinas de linguagens, mas inclusive em ciências e matemática.

Perdas

Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. De acordo com o estudo, 82% dos leitores gostariam de ter lido mais; 34% alegaram falta de tempo e 28% disseram que não leram porque não gostam.

Outra pesquisa mostra dados ainda mais alarmantes: o relatório divulgado em 2021 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que estudantes brasileiros em fase de conclusão do ensino fundamental não têm domínio satisfatório em leitura e apenas 2% dos jovens se mostraram capazes de diferenciar fatos de opiniões.

Ranking

Para crianças de 1 a 5 anos os livros mais indicados são: ‘Princesas’, ‘Os Três Porquinhos’, ‘Dinossauros’, ‘Chapeuzinho Vermelho’, ‘Turma da Mônica’ e ‘João e o Pé de Feijão’. De 6 a 7 anos os mesmos da faixa etária anterior e mais: ‘Telefante sem fio’ e ‘Menina Bonita do Laço de Fita’. De 8 a 11 anos são: ‘Harry Potter’, ‘Diário de um Banana’, ‘A casa na árvore’, ‘O Pequeno Príncipe’, ‘Homem Cão’ e ‘Diário de uma garota nada popular’.

Anúncio