Manaus – Nos anos 1990, principalmente em enredos de filmes adolescentes, fomos acostumados a encarar os nerds como personagens reclusos e impopulares no meio social — não importa qual fosse a trama da produção. Agora, quase 30 anos depois, é seguro afirmar que este grupo, em específico, percorreu um longo caminho: os geeks não só abandonaram a imagem estereotipada de jovens magricelas, com óculos fundo de garrafa e aparelho nos dentes, como se veem inseridos em um dos universos mais lucrativos da atualidade, o dos super-heróis.

O Dia do Orgulho Geek reúne entusiastas de todos os segmentos da cultura nerd e pop. (Foto: Divulgação)
Não à toa, em 2006, na Espanha, os nerds ganharam uma data exclusiva para eles, o Dia do Orgulho Geek — celebrado, hoje, 25 de maio, em todo o mundo. O período foi escolhido em razão do lançamento de ‘Star Wars: Uma Nova Esperança’, em 1977, mas, também, divide a mesma data com dois outros ‘feriados’: o Dia da Toalha, para os fãs da ‘trilogia de cinco’ ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, em homenagem ao seu escritor Douglas Adams; e o Glorioso 25 de Maio, para os fãs da série ‘Discworld’, em alusão ao seu autor Terry Pratchett.
Como não poderia ser diferente, o Dia do Orgulho Geek é festejado, do mesmo modo, por diversos manauaras. Cofundador e editor do portal Mapingua Nerd, Thiago Henrik destaca que a data reúne não somente entusiastas de ‘Star Wars’ ou de ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, mas de todos os segmentos — histórias em quadrinhos, games, animes etc. — da cultura nerd e pop. “Os fãs de ‘Harry Potter’ possuem uma data (comemorativa), os de ‘Senhor dos Anéis’ outra e ‘Star Wars’ outra diferente. No dia 25 de maio, junta todos os geeks em uma grande celebração. Além destas sagas de sucesso, a data reúne, ainda, diversas tribos deste universo, como os admiradores de games, animes e cinema, por exemplo”, pontuou Thiago.
O editor afirma que o crescimento da aceitação deste grupo se deu a partir do momento que o nerd passou a fazer parte da cultura de massa. “Quadrinhos que só eles liam, hoje, são transformados em blockbusters de sucesso. À medida que estes itens, antigamente apreciados somente por geeks, caíram no gosto popular, a rejeição foi diminuindo e os nerds passaram de rejeitados a protagonistas”.
Proprietária do sebo virtual O Leiturão, Fabiana Oliveira diz que o Dia do Orgulho Geek “defende o direito de toda pessoa em ser um nerd, independente de idade, sexo ou credo”. “Os geeks sempre existiram, mas foi ao longo desta última década que eles assumiram um ponto de destaque na cultura pop e no mercado cultural, e com orgulho. O objetivo da data é reunir pessoas com o mesmo interesse e movimentar a cena nerd, incentivando novos eventos na cidade”, ressaltou Fabiana. “E que venham mais comemorações e iniciativas, em Manaus”, finalizou.