Dia do Quadrinho Nacional terá parabéns em Manaus

Data será celebrada, em Manaus, com encontro no Largo São Sebastião, das 19h às 21h, reunindo artistas do coletivo Ajuri

Manaus – Nesta quarta-feira, 30 de janeiro, é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional e os protagonistas da cena manauara, claro, não poderiam deixar a data passar em branco. E não vão. Em alusão à data, a banca do Largo, no Largo São Sebastião, Centro, receberá, das 19h às 21h, um encontro comandado pelo Grupo Ajuri — coletivo formado por 30 artistas, com produção de quadrinhos, charges e tiras, que vem divulgando sua produção em eventos como o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), realizado em Belo Horizonte (MG), e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba (PR).

Dia do Quadrinho Nacional terá parabéns em Manaus (Foto: Divulgação)

O evento contará com palestras, mesas de autógrafos, venda de quadrinhos autorais e exposição de ilustrações de artistas manauaras — como Ademar Vieira, Alberto Fermin, Cezar Souza, Eunuquis Aguiar, Geovan Motter, Gilmal, Gusmão Silva, Izabelle Regina, Lorenna Souza, Luiz Andrade e Rayanne Cardoso — e parintinenses — Romahs Mascarenhas, Levi Gama e Rafaela Pimentel —, além da marroquina Malika Dahil.

A escolha do local do evento não foi coincidência. O Largo São Sebastião, um dos locais mais tradicionais da cidade, receberá o evento em frente à Banca do Largo, referência para os pesquisadores de cultura amazônica por conta de seu acervo de livros sobre o tema. Outro motivo é que a banca é o principal ponto de venda das revistas em quadrinhos produzidas pelo grupo Ajuri.

Novidades

Um dos pontos altos do evento estará nos lançamentos preparados pelo grupo, para este ano. O destaque é a revista ‘Manaus: 350 anos de Histórias’, com mais de cem páginas recontando os principais fatos da história de Manaus. A previsão de lançamento é para outubro, durante a comemoração da fundação da cidade. A obra tem roteiro de Evaldo Vasconcelos e artes de Romahs Mascarenhas, Ademar Vieira, Alberto Fermin e Nilberto Jorge, com consultoria de Davi Avelino Leal, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia. Romahs e Medina também estão lançando, nacionalmente, a graphic novel ‘A Última Flecha’, pela editora Monomito.

Outros artistas anunciando projetos são: Luiz Andrade, com a graphic novel ‘Trovão’; Eunuquis Aguiar e Malika Dahil, com a obra ‘Khalil e Lendas’; e Ademar Vieira, Jucylande Jr e Crystieê Santos, com a obra ‘Ayurikawa’.

‘A Última Flecha’, ‘Ayurikawa’, ‘Trovão’ e ‘Khalil e Lendas’ são obras ganhadoras do Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult).