Manaus – Os bastidores do Carnaval de Manaus serão contados através de um documentário, lançado ainda este ano, mostrando o quanto as escolas de samba resistem e persistem para manter o carnaval de pé.
O projeto consiste num resgate histórico do carnaval local, através de depoimentos de antigos sambistas, e moradores das comunidades de cinco agremiações carnavalescas da cidade.
Idealizado por Léo Monteiro, o projeto foi contemplado pelo edital “Prêmio Manaus Identidade Cultural”, da Lei Paulo Gustavo, através do Concultura, Manauscult e Governo Federal.
“Nossa equipe visitou os barracões, das cinco principais escolas de samba de Manaus, captando imagens e documentando tudo, a fim de contar sobre a verdadeira história do samba amazonense. Serão realizadas também rodas de conversas que farão parte do documentário. Este projeto será rico em informação cultural, onde haverá 100% do envolvimento das comunidades, que sediam essas agremiações carnavalescas”, afirma Léo Monteiro.
Ainda de acordo com ele, este é um projeto inteiramente voltado ao início da história do samba na cidade de Manaus. Levando ao conhecimento dos mais “novos”, o que os “antigos” fizeram pela nossa cultura e pela nossa música.
Seu lançamento está previsto para o mês de setembro de 2024, no canal do YouTube SAMBA: AGONIZA, MAS NÃO MORRE, através do link.
Para acompanhar todo o processo de desenvolvimento do projeto, é só acessar o Instagram @samba.agonizamasnaomorre.