Manaus – Realizada de sexta (26) a domingo (28), a Virada Sustentável Manaus é considerada o maior festival de sustentabilidade da América Latina. Serão três dias com mais de 160 atividades gratuitas em diferentes zonas. A abertura realizada na noite desta quinta-feira (25), foi ao ar livre, no Largo São Sebastião, Centro de Manaus, com apresentação da Amazonas Jazz Band.
O local também será palco da diva do carimbó ‘chamegado’, Dona Onete, que se apresenta gratuitamente neste sábado (27), às 20h. A cantora e compositora fará o lançamento do terceiro álbum da carreira dela, chamado ‘Rebujo’. Com 11 músicas, o disco reforça os discursos que exaltam as belezas amazônicas, a explosão de cores e sabores paraenses e o amor com seus encantos e desencantos. A palavra significa movimento da maré, uma correnteza que vem do fundo do rio, trazendo tudo que está escondido. Para Dona Onete, renova a vida com alegria e sedução. E se algo der errado, sentencia: “Se você não é feliz, felicidade a gente inventa” (trecho da música ‘Festa do Tubarão’).
Nessa energia, com quase 80 anos, Ionete da Silveira Gama promete para o público amazonense uma apresentação do jeitinho ‘chamegado’ acompanhada por sua banda, formada pelo pesquisador e produtor Pio Lobato, JP Cavalcante nas percussões amazônicas, Breno Oliveira no baixo, Vovô na Bateria e Marcos Sarrazin nos teclados e sopros. ‘Rebujo’ é um dos projetos selecionados pelo Natura Musical por meio do edital 2018 com o apoio da Lei Semear.
O Largo de São Sebastião será palco também de outros shows gratuitos. Na sexta (26), a banda NTG abre a noite, às 19h, seguida da Will Rock Band às 20h e encerra com Marcello Ipanema & o Izuomê, às 21h. No sábado (27), a cantora Márcia Novo abre programação musical, às 18h. Já às 19h, é a vez da banda Alaídenegão, antes do show de Dona Odete, às 20h.
No domingo (28), a banda Mady e Seus Namorados coloca o público para dançar ao som da lambada. O hip hop dos Manauaras em Extinção terá início às 20h. O encerramento do evento será ao som de regional experimental do grupo Os Tucumanus.