Em Manaus, restaurantes investem em opções de pratos vegetarianos e veganos

Conheça alguns locais que oferecem essa alternativa na capital amazonense.

Manaus – Deixar de comer carne animal até o fim deste ano é a meta da graduanda em Odontologia, Natalia Duana, 28. A dificuldade de encontrar locais que ofereçam um cardápio com comida vegetariana ou vegana motivou a universitária a abrir a própria hamburgueria com estas opções, em Manaus.

“É difícil encontrar lugares mais novos com opções sem carne animal, principalmente para lanchar e sair com os amigos à noite na cidade. Então, nosso cardápio tem duas opções, sendo uma vegetariana e outra vegana, com carne de soja e queijo vegano, porém, o nosso objetivo é acrescentar cada vez mais pratos nesse segmento. Em julho, entrarão mais três opções com carne feita de quinoa”, contou a idealizadora da Hamburgueria 159, localizada no bairro Parque 10. Ela explica que o objetivo é que o menu do local seja 100% vegetariano e vegano, porém, atualmente o local oferece opções com carne animal.

                                                Foto: Divulgação/Hamburgueria 159

A alta procura também deu espaço a sanduíches sem carne animal no menu do Insight Hamburgueria Gourmet, antigo Rocket Burger, que conta com quatro opções de hambúrguer de soja hidratada. Entre os ingredientes dos pratos estão alface americana, tomate cereja, cebola caramelizada, alho poró e shimeji. De acordo com a proprietária do local, Mônica Ortiz, o restaurante também dispõe de sugestões veganas para encomenda. A hamburgueria atende a partir das 18h, e está localizada na Rua Pará, Conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças.

Também no Vieiralves, a Forneria e Bistrô Di Villa oferece pizzas e lasanha sem carne animal. No local, o cliente pode montar a pizza que, segundo o proprietário Michel Benchimol, a massa não contém derivado animal, além da opção sem glutén. “Nossa lasanha é feita com legumes. Já a pizza é customizada de acordo com o gosto do cliente, entre as opções de manjericão, rúcula, tomate seco, abobrinha e outros. São pratos tanto vegetarianos quanto veganos já que nossa massa não tem derivados animais”, relatou.

Outro menu com pizzas vegetarianas é o da Lumberjacks Pizza Frita, que com uma proposta diferente, conforme um dos sócios, Glaucio Silva, oferece uma massa especial e fechada com aparência de pastel. “Foi inspirado em um restaurante de São Paulo. O resultado é a massa frita por fora e assada por dentro. Temos duas opções de vegetariana, uma com brócolis e outra com palmito. Além disso, a de tucumã também é muito bem aceita pelo nosso público vegetariano”, contou. O atendimento acontece das 18h às 23h, somente pelo delivery no telefone (92) 98116-2557 ou 3346-3015.

Almoço

Mundialmente conhecido, a ‘Segunda Sem Carne’ é um movimento que propõe trocar a carne animal pelo menos uma vez na semana por opções de alimentos sem maltratos aos animais. A ideia do movimento incentivou o proprietário do restaurante Suco e Saúde, no Vieiralves, Márcio Villas Boas, a sugerir aos clientes uma opção diferente.

“As pessoas acompanham nosso cardápio nas redes sociais, então sempre sugerimos uma opção vegetariana ou vegana na segunda-feira. Hoje, no nosso cardápio de segunda a sexta, temos opções para o cliente montar o prato do jeito que mais gostar”, explicou. Entre as sugestões, estão omeletes e panquecas, além de hambúrgueres feitos de lentilha ou de feijão branco e beterraba.

Uma feijoada vegetariana é oferecida pelo restaurante Zefinha Bistrô, quinzenalmente, aos sábados. De acordo com a proprietária e chef do local, Selma Reis, na feijoada, a carne suína é substituída pela proteína de soja. Também no local, segundo a chef, de segunda a sexta-feira, o restaurante tem uma opção vegetariana por dia como massas, tortas, suflê e kibe, além do buffet de saladas.