Espetáculo ‘Desassossego’ estreia nesta quinta-feira

A obra traz um recorte artístico do período pandêmico

Manaus – Três personagens compartilham um recorte do seu cotidiano de confinamento, apresentando suas múltiplas subjetividades em novas situações corriqueiras vinculadas ao distanciamento social. Esse é o enredo do espetáculo ‘Desassossego’, que estreará em formato de vídeo-peça nesta quinta-feira (14), às 20h, no canal do Grupo Jurubebas de Teatro no Youtube.

A obra traz um recorte artístico do período pandêmico, e nasceu a partir de uma experiência de imersão na sede do Grupo Jurubebas de Teatro em 2020. A pesquisa desenvolvida para a obra rendeu ao grupo uma menção honrosa no Festival Curte de Teatro de Vinhedo (SP), pela continuidade das ações artísticas durante os períodos mais difíceis da pandemia. A dramaturgia é assinada por Nícolas Queiroz e Raiana Prestes, que também integra o elenco junto de Sam Kelwen e Akiles Anderson.

Retrato

A nova versão traz elementos barrocos em contraponto à performatividade na cena. Felipe Maya Jatobá, diretor do espetáculo, aponta que “vivemos o momento do fim do humanismo na sociedade”. Segundo ele, estamos perdendo a sensibilização com o outro, e isso está contido nesta obra.

“É uma peça que fala por quem não pôde falar, que traz para o jogo a asfixia, a mesma que Manaus sofreu em janeiro de 2021”, diz ele.  A parceria com a Cara de Gato Filmes permitiu que a obra fosse executada de forma integral, valorizando os aspectos fundamentais do tempo, do espaço e da energia dispostas na encenação.

A peça é indicada para maiores de 18 anos e ficará disponível no canal. O projeto foi contemplado pelo prêmio Manaus Zezinho Corrêa 2021, com apoio do Conselho Municipal de Cultura e da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Anúncio