Manaus – O Balé Folclórico do Amazonas (BFA) sobe ao palco do Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, no Centro) no dia 19 de novembro, a partir das 19h, para apresentar o espetáculo ‘Mensageiros de Francisco’. O acesso é gratuito e o agendamento pode ser feito no Portal da Cultura. O número de vagas é limitado para 70 pessoas, conforme os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19.
Com 30 minutos de duração, o espetáculo retrata como a religiosidade dos ribeirinhos e a relação com São Francisco interfere nas atividades cotidianas, como plantação, colheita e pesca, além das ações das mulheres e na vida das crianças ribeirinhas.
“Guiados por São Francisco, os ribeirinhos seguem os sons da natureza, assim como este trabalho, que foi inspirado por um repertório do Raízes Caboclas”, afirma a diretora do BFA, Conceição Souza.
Ela conta que encontrou um CD do grupo em um dos seus passeios pelo Largo São Sebastião e idealizou todo o espetáculo em músicas que remetem ao que vive a companhia, que é muito no perfil ribeirinho.
A partir daí, segundo ela, foram criadas as coreografias junto com o ensaiador Eduardo Amaral. “Em cena, são usados elementos típicos da população interiorana, como paneiro, rede de pesca e cuia, que são aliados aos movimentos típicos da vida ribeirinha”, adianta Conceição. “Este espetáculo é um dos exemplos da proposta do Balé Folclórico, de representar nossa cultura, folclore e lendas regionais”.