Evento de moda em Manaus mostrará a beleza cultural dos povos ancestrais da Amazônia

Paulo Borges, idealizador do São Paulo Fashion Week assina o evento

Manaus – O produtor Paulo Borges, idealizador do São Paulo Fashion Week (SPFW) estará em Manaus para produzir o Desfile “Eretse”. O evento, que resgatam a ancestralidade dos primeiros povos da região, está marcado para acontecer no dia 14 de outubro, às 20h, no Deck Buritizal do Shopping Manauara.

Paulo Borges, idealizar do SFW. (Foto: Divulgação)

Os looks serão uma mistura orgânica entre roupas e acessórios de lojas do Manauara e peças do vestuário de várias etnias locais, que serão trazidos pelos modelos indígenas, participantes do desfile. Entre os modelos que estarão na passarela, vale destacar a presença da recordista do SPFW, Dandara Queiroz, participando de 10 desfiles na última edição do evento. Descendente de índios tupis, já trabalhou para várias grifes conhecidas internacionalmente.

Outra novidade, será a substituição das maquiagens tradicionais, por tatuagens pintadas com a tinta extraída do jenipapo verde, que dura em média 15 dias no corpo, tendo como proposta, mostrar, por meio do grafismo corporal e facial, o significado de cada traço e expressões nativas, sendo uma das mais ricas formas de expressão cultural.

A artista Thais Kokama, hoje moradora da aldeia Iambé, também faz parte da equipe de produção, e deve estampar a arte do grafismo na cenografia do espaço e no corpo dos modelos. Os traços tribais feitos pela amazonense lembram que a pintura é uma forma de diálogo e representatividade das etnias da região.

A musicalidade indígena ficará por conta da cantora Djuena Tikuna. Prestigiada nacionalmente, a artista tem uma carreira baseada na valorização da língua dos povos originários, fazendo um resgate histórico-cultural e promovendo a Amazônia. Além disso, a Orquestra de Câmara do Amazonas com regência do Maestro Otávio Simões terá uma participação mais que especial, em uma fusão musical que promete emocionar todos os presentes.

Para Izabel Portela, Superintendente do Manauara Shopping, o evento vai valorizar e reproduzir toda a cultura amazônica. A ideia é dar projeção nacional ao que existe de mais belo na nossa região, enaltecendo, inclusive, o talento dos artistas locais.

“O desfile irá nos mostrar, com uma abordagem diferenciada, todo o potencial e força que possuímos e herdamos de nossos ancestrais. Valorizar cem por cento a cultura local, faz parte do coração do Manauara, vendo que estamos inseridos em um espaço privilegiado. É um prazer enorme ter esta parceria com o Paulo e a equipe ser construída, é um sonho realizado”, revelou Izabel.

Anúncio