Manaus – A clássica composição de John Leavitt, ‘Missa Festiva’, será tema do sarau comemorativo de Páscoa. Glória e Agnus Dei são algumas das peças que serão apresentadas pelo Grupo Vocal do Coral dos Corpos Artísticos Amazonas, neste sábado (08), às 16h, no Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, bairro Centro, zona sul de Manaus. A entrada é gratuita.
A ‘Missa’ combina o lirismo melódico com contraponto, além de um brilhante acompanhamento melódico. De acordo com o maestro Rodrigo do Amaral, apesar da composição não ter sido criada com intuito religioso, o texto bem se encaixa em uma celebração de páscoa. “A obra é belíssima, o público vai gostar bastante”, afirma o maestro.
Na composição consta uma seleção de 5 peças. Inicia-se com um melódico “Kyrie”, seguido de um energético “Glória” e, posteriormente, o “Credo”, diferente das outras 4 peças, o “Credo” tem uma escrita que nos remete aos monges, com tranquilidade e meditação, em seguida retoma a energia com “Sanctus”, e encerra da mesma forma que iniciou bem melódico, com o texto “Agnus Dei”.
A apresentação faz parte da programação de Páscoa. O sarau tem duração de 20 minutos, mas as atividades se estendem para o Largo São Sebastião, com muitas brincadeiras e diversão para a criançada.
‘Missa Festiva’
A ‘Missa Festiva’ foi criação de uma peça de festival para o Simpósio Internacional de Corais em Kansas City (EUA). Embora a obra não tenha o propósito de ser uma missa litúrgica, ela utiliza os textos em latim, que se consagraram no canto coral através dos séculos.