Exposição ‘Exaltação Saterê Maué’ é destaque na primeira galeria de artes de Barreirinha

O projeto foi contemplado no programa Cultura Criativa 2021

Manaus – Entre os dias 27 e 29 de maio, a exposição “Exaltação Saterê Maué”, do artista plástico Josivan Castro, fica em cartaz na primeira galeria de artes de Barreirinha (a 331 quilômetros a leste de Manaus), localizada na sede da Associação Cultural dos Artistas e Artesãos do município.

(Foto: Divulgação)

O projeto foi contemplado no programa Cultura Criativa 2021 – Prêmio Amazonas Criativo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Natural de Barreirinha, Josivan Castro se dedica às artes há mais de sete anos e, ao longo da carreira, participou de exposições em Manaus e Parintins. Ele conta que, para a mostra na cidade natal, buscou um olhar singular, por meio das telas, expondo a cultura e os hábitos indígenas, retratando rituais como o da tucandeira e a lenda do guaraná.

“A ideia da exposição ‘Exaltação Saterê Maué’ surgiu com a sensibilidade de exaltar o povo indígena e a dar a eles a visibilidade, o respeito pelo seu povo, pela sua cultura, seus costumes e sua posição na sociedade”, explica o artista. “São telas com detalhes realistas, aquarelas, abstratos e técnicas mistas. A primeira galeria de artes de Barreirinha, aberta ao público, contará com obras exclusivas”.

Além de artista plástico, Josivan Castro é membro do Coletivo de Artes Parintins em Cores e professor da oficina de artes da Associação Cultural dos Artistas e Artesãos de Barreirinha. Também ministrou aulas no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, na unidade de Parintins.

No portfólio, além de premiações e exposições, o artista inclui títulos como criador do projeto “Pintando na Escola”, contemplado pela Lei Aldir Blanc em 2021.

Anúncio