Exposição mostra Manaus pelas lentes do fotógrafo Décio de Assis

A exposição fotográfica segue até o dia 24 de outubro no Shopping Ponta Negra

Manaus – Em comemoração aos 350 anos de aniversário de Manaus, o Shopping Ponta Negra recebe a partir desta quarta-feira (9) a exposição fotográfica ‘Amazonas, Amazônia Cores e Formas’. A mostra acontece no corredor do terceiro piso (L3) e reúne 40 imagens do fotógrafo goiano Décio Marmo de Assis, que retratam a visão diferenciada dos diversos ambientes da cidade.

O trabalho exibido no Shopping Ponta Negra faz parte do acervo do e-book “Amazônia Cores e Formas”, que está em fase de elaboração (Foto: Décio de Assis/Divulgação)

A exposição fotográfica segue até o dia 24 de outubro, durante o horário de funcionamento do centro de compras. “Mais uma vez recebemos um evento cultural, gratuito e para toda a família. Essa é uma homenagem do Shopping Ponta Negra à nossa cidade”, afirma a coordenadora de marketing do shopping, Priscila Furtado.

Segundo o fotógrafo Décio de Assis, sempre que vem à cidade se impressiona com a cultura local, que se desenvolveu de maneira peculiar, própria, fruto do quase isolamento da região com o restante do país.

“No rico período da borracha, Manaus tinha mais relação cultural e comercial com a Europa que com o Sul do Brasil, onde estava a corte e o centro financeiro. Uma realidade vivida pelos poderosos, entretanto, distante para os mais pobres da região, que se agarraram às tradições, sem conter a influência da cultura européia. Os registros de tudo isso estão pela cidade e região”, comenta o fotógrafo.

O trabalho exibido no Shopping Ponta Negra faz parte do acervo do e-book “Amazônia Cores e Formas”, que está em fase de elaboração. E, para o autor do trabalho, “essa é a parte mais poética, plástica, produzida para demonstrar a beleza desta capital de características únicas. Uma ilha de desenvolvimento cercada de mata e água por todos os lados”, define.

 Fotógrafo e publicitário, Assis é formado em arquitetura pela Universidade de Brasília (UNB) e, em Direção de Arte, pela San Francisco Commercial Art College.  Participou de workshops com os fotógrafos Ansel Adams e Minor White, além de ter sido representante de San Francisco na mostra de novos talentos em Sacramento (capital do estado norte-americano da Califórnia).

Ele também foi responsável pela estruturação do Curso Livre de Fotografia da PUC de Goiás. E é autor dos livros Pantanal (1986), Goiânia, Cidade dos Parques (1987), além dos e-books Karajá, O Povo Das Águas (2019) e Adeus aos Arraiais (2019).