Japão – Favorito à medalha de ouro na estreia do surfe nas Olimpíadas, o surfista Gabriel Medina desembarcou sozinho nesta segunda-feira (19) em Tóquio. O vídeo do desembarque de Medina viralizou nas redes sociais após a polêmica envolvendo o surfista, a modelo Yasmin Brunet e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O COB barrou a ida de Yasmin Brunet, que é esposa de Medina, para acompanhá-lo como estafe nos Jogos Olímpicos. No domingo (18), a modelo acompanhou o bicampeão mundial no embarque rumo às Olimpíadas de Tóquio. Antes de embarcar, Medina disse que não estaria 100% nas Olimpíadas sem a esposa. “É chato, não estou indo 100%. É ela quem me dá força e eu gosto de estar junto dela”, disse Medina ao UOL Esporte um pouco antes da viagem.

Antes de embarcar, Medina disse que não estaria 100% nas Olimpíadas sem a esposa que foi barrada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) (Foto: Reprodução / Instagram)
Entenda o caso
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu banir o credenciamento de Yasmin Brunet como técnico oficial do surfe nas Olimpíadas. A Confederação Brasileira de Surfe (CBSurfe) não indicou profissionais de comissão multidisciplinar ao COB, deixando a cargo de cada atleta escolher uma pessoa para ser credenciada. Gabriel Medina indicou a esposa, Yasmin Brunet, e o técnico australiano Andy King.
Por causa das restrições da Covid-19 o número de pessoas foi limitado e o atleta pediu para que Yasmin fosse convocada no lugar de King. Porém o pedido foi negado pelo COB. O comitê explicou a situação e disse que “o credenciado tem que ser um profissional que tenha ligação com a modalidade”. Segundo o COB houve um acordo com o surfista para que King seja seu auxiliar credenciado.
Desde que rompeu com o antigo treinador, o padrasto Charles Santana, e cortou relações com a própria mãe, Medina sempre viaja com Yasmin por todas as etapas do circuito mundial de surfe. A companhia da modelo é considerada fundamental nas grades competições pelo surfista.
“O surfe é um esporte individual. Mas a razão para ele (Medina) querer me levar nós não podemos falar no momento. Daqui a pouco as pessoas vão saber. Mas, sério, para ele, (a minha presença) seria muito importante. Mas graças a Deus o Andy King está indo com ele e vai dar um suporte”, disse Yasmin em entrevista a GZH.
Repercussão na internet:
Nas redes sociais o atrito entre o surfista, a esposa e o COB, ganhou repercussão e a chegada do surfista rendeu memes. Os internautas até cogitaram que Medina estava levando a esposa na bagagem.
Após o Comitê Olímpico Brasileiro vetar ida de sua esposa, Yasmin Brunet, aos Jogos Olímpicos, Gabriel Medina desembarcou em Tóquio para disputar o campeonato. pic.twitter.com/fWdcZPsLzE
— Tracklist (@tracklist) July 19, 2021
Gabriel Medina chegando no Japão com Yasmin Brunet escondida na mala. https://t.co/a5Ho0yxb62 pic.twitter.com/fWcDOwQXA5
— Srta. Cunha Renault 🌵 (@meyrielly) July 19, 2021
O Gabriel Medina tirando a Yasmin Brunet da mala na Vila Olimpíada pic.twitter.com/fdstYsLrLy
— Anderson Patrick (@and_patrick) July 19, 2021
Tem alguém no mundo que não imagina a Yasmin deitada ali dentro da bagagem no lugar das pranchas? https://t.co/9ngNcJQIL7
— Fernando Martins (@martinsymiguel) July 19, 2021
A Yasmin e o Medina em Tóquio se o COB permitisse pic.twitter.com/HVxthiWfcz
— . (@Jaraquiii) July 18, 2021
Além de Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima são os outros atletas que vão representar o Brasil na estreia do surfe nas Olimpíadas de Tóquio.