Aventureiro britânico, Ed Stafford, enfrenta o ‘ritual da Tucandeira’ no AM

Em postagens no Instagram, Ed Stafford disse que está preparando uma nova série, dessa vez na Amazônia

Barreirinha – De passagem pelo Amazonas, o renomado aventureiro e explorador britânico, Ed Stafford encarou o ‘ritual da Tucandeira’ na Região do rio Andirá, no município de Barreirinha (a 331 quilômetros a leste de Manaus). Em postagens no Instagram, Ed Stafford disse que está preparando uma nova série, dessa vez na Amazônia.

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

Conhecido por suas épicas jornadas de sobrevivência e por ter sido o primeiro homem a caminhar por toda a extensão do Rio Amazonas, Ed Stafford adicionou mais um capítulo extremo à sua biografia. Em sua recente passagem pelo estado do Amazonas, ele encarou um dos mais desafiadores e dolorosos rituais indígenas na aldeia Ponta Alegre: o ‘ritual da Tucandeira’.

O ‘ritual da Tucandeira’ é uma tradição de algumas etnias indígenas amazônicas que marca a passagem da adolescência para a vida adulta. Para provar a resistência e a coragem, os jovens que se submetem ao rito calçam uma luva feita de palha trançada, na qual são inseridas dezenas de formigas tucandeiras (Paraponera clavata), conhecidas por uma das picadas mais dolorosas do mundo, comparada à de uma arma de fogo. O desafio é resistir à dor intensa e prolongada causada pelas picadas.

Edward detém o Recorde Mundial do Guinness por ser o primeiro humano a caminhar ao longo do Rio Amazonas.  Ele agora apresenta programas no Discovery Channel e no Channel Four  e em sua rede social informou aos seguidores que prepara uma nova série, dessa vez na Amazônia.