Sandy e Lucas Lima: teoria de que livro influenciou separação se espalha na web

Dias antes de anunciar o fim do casamento, o músico disse que leu ‘A Morte de Ivan Ilitch’ e afirmou: ‘Deu uma chacoalhada legal’

São Paulo – A separação de Sandy e de Lucas Lima, anunciada na segunda (25), não repercutiu apenas entre os fãs do casal: chegou até a tradutores e especialistas em literatura russa. Isso porque internautas resgataram um post de 5 de setembro em que o músico comenta os efeitos da leitura de A Morte de Ivan Ilitch, novela de Liev Tolstói publicada em 1886. “Que livro forte”, ele escreveu. “Deu uma chacoalhada legal no Lucão.”

nternautas resgataram post de Lucas após separação de Sandy. (Foto: Reprodução / Instagram)

O post tem duas imagens. Em uma delas, ele sublinha, em amarelo, um trecho da obra: “Talvez eu não tenha vivido como deveria, ocorreu-lhe de repente. Mas, como, se eu sempre fiz o que devia fazer?”.

“Russo não tem o menor jeitinho na hora de falar as coisas na lata, né? Texto muito direto, sólido, sem firula nem carinho. Verdade sem desvios. Baita reflexão sobre a vida, sobre escolhas e os porquês destas”, ele escreveu.

Sandy e Lucas estavam juntos havia 24 anos. Mesmo período de casamento de Tolstoi quando escreveu o livro. Na apresentação do volume Novelas Completas (Todavia, 2020), o tradutor Rubens Figueiredo escreve que naqueles anos “o ambiente conjugal e familiar de Tolstói já adquirira o caráter conflituoso que, com altos e baixos, iria perdurar até o fim de sua vida, em 1910”.