Festival ‘5 minutos em cena’ chega a terceira edição em Manaus

O festival tem como um dos principais objetivos o intercâmbio entre artistas de diferentes linguagens cênicas

Manaus – O ‘Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance’ chega a sua terceira edição em Manaus com realização nos próximos dias 30 e 31 de agosto; e 01 de setembro de 2019, ocupando espaços no centro da cidade e na zona rural, com atividades gratuitas.

Cena ‘Menina Miúda’ é uma das atrações do evento (Foto: Divulgação)

A programação conta a apresentação de 15 cenas de diferentes linguagens no Teatro Amazonas no dia 30, às 19h. Já no dia 31 às 15h, sete dessas cenas integrarão a versão pocket do evento que ocorrerá na Zona Rural de Manaus, especificamente na Comunidade Rural São Raimundo. Por fim, no dia 1º de setembro serão realizadas oito oficinas gratuitas no Centro Cultural Usina Chaminé, a partir das 13h. Toda a programação do evento será gratuita.

Entre as cenas participantes estão Eczema (Cia Storge), L0V3 (Grupo Kaus de Artes Cênicas), Cabô (Vitor Rocha), Alfa (Pedro Pereira e Beatriz Gonçalves), Multivers (Acrobacia Manaus), Cabaret (Ayla Taynã), Maculenós (Sobreira), Fragmento “Rua Sem Saída” (Erva Daninha), Os Pintores (Trupebacia), Miragem (Cia Arte 21), Mundo de Sofia (Ana Oliveira), Estrada De Sangue (La Salle Cia de Dança), No Balanço do Carimbó (Arte Sem Fronteiras), Rito de Passagem (Índios.com) e Menina Miúda (Menina Miúda Produções).

O festival tem como um dos principais objetivos o intercâmbio entre artistas das diferentes linguagens cênicas, promovendo trocas significativas de experiências e fomentando a formação de um espectador iniciado em diferentes estéticas cênicas. Nas duas edições anteriores, o festival contemplou quase 4.000 pessoas, contou com 30 cenas curtas realizadas por mais de 200 artistas e ofereceu seis oficinas para cerca de 240 participantes. Nesta edição, almeja-se alcançar ainda mais espectadores e dobrar a quantidade de participantes das oficinas. Segundo Fábio Moura, Diretor Geral do evento, “a previsão é que esta terceira edição seja a maior de todas, embora não estejamos contando com nenhum patrocínio público ou privado”, ressaltou.

Oficinas

A programação das oficinas  conta com aulas de Hip Hop Dance (Fernando C. Branco), Dança Afro (Sam Alef), Funk (Miguel Monteiro), Dancehall (Miguel Campos), Merengue (Rosas Dança de Salão), Experimental (Pedro Pereira e Beatriz Gonçalves), Duo Acrobático (Grupo Haru e Kuma Yoga) e O Giro da Fita – Swing Poi (Yuri Conte). As inscrições para participação nas oficinas estarão abertas a partir desta quarta-feira (14), nas redes sociais da Panorando (Instagram e Facebook).

O evento é uma realização da Panorando Produções Artísticas, e conta com o apoio da Origem – Influência Social, Federação de Teatro do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura do Amazonas.