Festival ‘Mova-se’ inicia nesta sexta-feira com espetáculo transmitido pelo YouTube

A programação do festival, que segue até o dia 13 de dezembro, contará com apresentações no Teatro Amazonas e exibições em vídeo nos terminais de ônibus

Manaus – A 11ª edição do Mova-se Festival: Solos, Duos e Trios, promovido pelo espaço cultural Casarão de Ideias, inicia nesta sexta-feira (27) e segue até o dia 13 de dezembro, com uma programação devidamente adaptada para o atual momento em que vive o mundo. Para isso, o espetáculo de abertura ‘Enruína’, da companhia amazonense Enlugar Art Movimento, será transmitido, às 21h (horário de Brasília), por meio do canal do Casarão, no YouTube.

‘Enruína’ surge de reflexões sobre a relação corpo-espaço e memória-lugar em casas abandonadas do Centro de Manaus. Pensando conceituar e experimentar um corpo-ruína, o trabalho incita nos intérpretes a relação com seus próprios fragmentos, marcas pessoais e medos que se inter-relacionam com os resquícios das casas, com elementos marcados pelo tempo, com memórias esquecidas ou estilhaçadas, com o ambiente e com o espaço que resultam em movimentos e sensações que acessam de forma diferenciada a cada receptor da obra.

Espetáculo ‘Sodade’ (Foto: Divulgação)

Dando continuidade à programação dos espetáculos, no sábado (28), a partir 16h, no Teatro Amazonas, acontece a edição do ‘MovaseZinho’, destinada ao público infantil com a apresentação de ‘Sodade’, da Panorando Cia. Neste caso, haverá plateia, porém, o agendamento deve ser feito diretamente com o teatro.

‘Sodade’ aborda o imaginário nordestino como principal gatilho para a criação das cenas, inspirando-se, principalmente, em suas crenças e em situações cotidianas. Após a perda de um amigo, um grupo de amigos revivem momentos passados de quando este grupo estava completo. Lembranças de romances, diversão e conflitos endossam o que a saudade quer dizer, ou melhor, a ‘sodade’.

Ainda no sábado (28), às 20h, ocorrem as Batalhas 2 X2 All Style, também, no Teatro Amazonas e com agendamento prévio. Já no domingo (29), às 17h, no Largo São Sebastião, no Centro, será a vez do BMX Flatland Manaus/Brasil com manobras radicais e performances especiais em bicicletas. Ainda no domingo (29), às 19h, no Teatro Amazonas, acontece uma nova edição das Batalhas 2 X2 All Style com agendamento prévio.

 

‘Mova-se na Rua’

De 1º a 3 de dezembro será realizado o ‘Mova-se na Rua’, uma ação paralela ao Mova-se Festival. Ao longo de três dias, os usuários do transporte público poderão acompanhar, em grandes telões instalados estrategicamente nos terminais de ônibus, apresentações com espetáculos nacionais e internacionais.

No dia 1º, o telão estará no Terminal de Integração 3 (T3), no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus; no dia 2, no Terminal de Integração 4 (T4), no bairro Jorge Teixeira, zona leste e no dia 3, no Terminal de Integração 5 (T5), no bairro São José, zona leste.

 

Apresentações nacionais

Ainda dentro da programação do Mova-se, acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro, de forma online, as apresentações dos espetáculos nacionais previamente selecionados pela curadoria do festival. No dia 4 de dezembro, às 21h (horário de Brasília), será apresentado ‘Outono’, da Cia. Mineira de Teatro, com exibição pelo canal do Casarão de Ideias, no Youtube.

No dia 5 de dezembro, às 20h (horário de Brasília), será possível assistir ‘As Vezes Eu Kahlo’, da Geda Cia de Dança e ‘Corpo Máquina’, da Robo.Art; e no dia 6 de dezembro, no mesmo horário, ‘Titiksha’, da Nalini Cia. de Dança.

 

Programação formativa

Também de forma online, a programação formativa do Mova-se será de 8 a 10 de dezembro, com a oficina ‘Ferramentas Para Muitas Danças’, ministrada por Alex Neoral e com as Conversas com Criadores com os temas ‘Enruína: Diálogo Sobre o Processo’ e ‘Uma Batalha Por Transformar Vidas Através da Cultura Hip Hop’.

 

Mostra Iberoamericana

Finalizando a programação do 11º Mova-se Festival ocorre, de 11 a 13 de dezembro, via YouTube, as apresentações internacionais dos espetáculos ‘Grietas en el Água’, da Caminantes Danza (Espanha); ‘Lunática’, da Corporación Humor y Vida (Equador); ‘Isto Não é Uma Mesa’, da A4Filmes (Colômbia/Brasil); ‘Primeiro A Las 10’, da Samoa Produções (Peru); ‘Dês-Tierra’, de Cristian David (Colômbia) e ‘Loop’, de Esteben Hezkibel (Argentina).

O Mova-se foi contemplado com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2019, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); da Fundação Nacional de Arte (Funarte), por meio do Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-Americanas (Programa Iberescena), na categoria Apoio a Festivais e patrocínio do Banco da Amazônia, por meio da Lei Rouanet.

Anúncio