Festividades juninas animam o fim de semana nos bairros de Manaus

Os eventos ocorrem de sexta-feira (28) a domingo (30), sempre com entrada gratuita, em diversas zonas da cidade

Manaus – O fim de semana continuará agitado com os festivais folclóricos nos bairros da capital amazonense. Os eventos ocorrem de sexta-feira (28) a domingo (30), sempre com entrada gratuita, em diversas zonas da cidade, e contam com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Festivais folclóricos, nos bairros de Manaus, ocorrem de sexta-feira (28) a domingo (30), sempre com entrada gratuita (Foto: Leonardo Leão/Manauscult)

Tradição entre amigos, o Arraial do J.B – As Cabritas na Roça, que ocorre neste sábado (29), a partir das 19h, na Rua Artur Virgílio, Jardim dos Barés, Comunidade Vila da Prata, zona oeste da cidade, chega à sua 7ª edição. De acordo com um dos organizadores do evento, Emerson Soares, o nome do arraial surgiu de uma brincadeira entre amigos na época junina.

“Temos uma banda no Carnaval que leva o mesmo nome. Nessa época junina, estávamos querendo reunir os amigos para aproveitar as festividades e decidimos fazer uma quadrilha para brincar. A comunidade gostou e resolveu entrar na brincadeira. Hoje já estamos na sétima edição e é sempre muito divertido”, contou Soares.

Ainda na zona oeste acontece, de 28 a 30 de junho, 5 a 7 de julho e de 12 a 14 do mesmo mês, a partir das 19h, o 16° Festival Folclórico do Bairro Compensa II. Música, danças tradicionais e comidas típicas juninas estão na programação do evento.

Centro-oeste

Na zona centro-oeste, a festança chega à Rua Olinda, bairro Redenção, com a 27ª edição do Festival Folclórico da Redenção, que será realizado de 28 a 30 de junho, 5 a 7 de julho e de 12 a 14 do mesmo mês, a partir das 18h.

Norte

Já zona norte, a folia junina iniciará em mais dois endereços. Na Rua Tailândia, na primeira etapa do bairro Cidade Nova, ocorrerá o Festival Folclórico da Comunidade Mundo Novo, nos dias 28, 29 e 30 de junho, a partir das 17h.

A festividade junina também começará no campo de futebol do conjunto Manoa, situado na Rua Paraíso do Tocantins, bairro Cidade Nova, com o 24° Festival Folclórico da Cidade Nova, de 28 a 30 de junho, 5 a 7 de julho e de 12 a 14 do esmo mês, a partir das 19h, com muita comida regional e festança junina para o público.

Sul

Com a programação recheada de brincadeiras para crianças, danças folclóricas e muita música boa, o 19º Arraial da Ferreira Sobrinho acontece de sexta-feira (28) até domingo (30), a partir das 18h, na rua Ferreira Sobrinho, nº 370, bairro Petrópolis.

Continuação

Enquanto isso, a festança continua em outros pontos da cidade, com festivais que já começaram nos fins de semana anteriores, como o 15º Festival Folclórico do Bairro Zumbi dos Palmares III; Festival Folclórico do Parque Amazonense; 32° Festival Folclórico da Vila da Prata e o 14º Festival Folclórico do Tancredo Neves.

Os eventos são apoiados pela Prefeitura de Manaus, por meio de edital, e recebem equipamentos como palco, iluminação, banheiros químicos, tablados e  similares. A programação completa desses e dos próximos festivais folclóricos do circuito pode ser conferida no portal Viva Manaus.