Gastronomia e cultura amazonense é apresentada em Brasília

A ação tem como objetivo disseminar a gastronomia e a cultura do Estado

Manaus – A gastronomia e cultura amazonense é apresentada em Brasília durante a Semana de Gastronomia Regional. O evento acontece no período de 23 a 25 de maio, em vários pontos da cidade. A ação tem como objetivo disseminar a gastronomia e a cultura do Estado.

(Foto: Divulgação)

Realizada pelo Senac nacional, a cada ano um estado é escolhido para que suas equipes apresentem a culinária e a cultura da região. O Amazonas esta sendo representado por professores, chefs e uma aluna da Faculdade Senac.

A programação contará com a apresentação musical e cultural do grupo Kboclos, que fará uma demonstração regional com a temática dos bois Caprichoso e Garantido, demonstrando a cultura do festival de Parintins.

Confira a programação e cardápio:

– Terça-feira (23)

Local: Restaurante Escola Senac Downtown, com o Serviço à la carte.

Cardápio:

Entrada: Casquinhas manauaras (massa a base de farinha do Uarini recheado com picadinho de tambaqui ao limão siciliano)

Prato principal: Ballotine de surubim recheada com palmito de pupunha, abobora de pescoço, cogumelo yanomami e jambu servido com tarê caboquinho). Guarnição: Tabule Amazonês (farinha do Uarini umedecida no tucupi, com tomate, pimenta de cheiro, cebola roxa e cheiro verde) mousseline de cará roxo.

Sobremesa: Canolli ao encontro das águas (massa base, brigadeiro de açaí e brigadeiro de castanha do Brasil

– Quarta-feira (24)

Local: Restaurante Escola da Câmara dos Deputados – Praça dos Três Poderes, com o serviço de Buffet.

Cardápio:

Entradas: Mojica de tambaqui, gourjon de tucunaré empanado na farinha do Uarini servido com barbecue de cupuaçu.

Prato principal: Bouillabaisse Amazônica: mix de pescados curados, defumados e camarão regional cozidos nos condimentos amazônicos e servidos na cuia. Sobremesa: Tarte caboquinha (creme de tucumã com farofa de castanha do Brasil.

– Quinta-feira (25)

Local: Restaurante Escola do Senado Federal.

Cardápio:

Entrada: Linguicinha baré gratinada (linguiça de aruanã, banana frita, alfavaca e tomate seco recheada com queijo parmesão gratinado)

Prato principal: Carbonara (massa fresca de pupunha, pirarucu defumado, queijo parmesão e puxuri)

Sobremesa: Pannacotta de pitaya (base de creme de leite aromatizada com cumaru e geleia de pitaya)

Além de uma ornamentação regional amazônica especial, com destaque para o serviço à La carte, neste dia também será realizada a aula show “Quinhapira – Caldo de peixe a base de pimenta e tucupi que representa a união entre as aldeias, com a chef Clarinda Ramos, da Etnia Sateré-mawé, atualmente proprietária do Biatüwi – casa de comida indígena, nesse ato representando a gastronomia indígena.

blank

Anúncio