Uso da air fryer dispara na pandemia com preparo de receitas práticas

Air fryer permite preparar receitas sem o uso de óleo, proporciona uma rápida limpeza e os alimentos ficam prontos em pouco tempo

Curitiba – Com restaurantes fechados por alguns períodos na pandemia, foi preciso incluir na rotina do home office o preparo das refeições. Mas, com horários cada vez mais apertados, a procura por eletrodomésticos e eletroportáteis como a air fryer disparou durante esse período.

Segundo o Google Trends, o termo de pesquisa “Receitas para fazer na air fryer” teve um crescimento na procura de 150% nos últimos 12 meses. Um dos principais motivos desse aumento na demanda do produto se refere à praticidade que ele proporciona. O eletroportátil permite preparar receitas sem o uso de óleo, proporciona uma rápida limpeza e os alimentos ficam prontos em pouco tempo.

Confira três receitas práticas com carne suína, que podem ser feitas na air fryer:

Costelinha com barbecue

Ingredientes:

– ½ kg de costelinha suína
– Molho tipo barbecue
– Suco de ½ limão
– 1 colher (sopa) de alho espremido
– 1 colher (sopa) de alecrim fresco ou seco
– 1 colher (sopa) de azeite
– 1 pitada de pimenta calabresa
– 1 pitada de pimenta-do-reino
– Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma vasilha pequena, misture suco do limão, alho, alecrim, azeite, as pimentas e o sal, depois reserve. Corte a costela suína em pedaços entre os ossinhos. Coloque os pedaços dentro de um saquinho plástico e despeje sobre eles o tempero. Feche e deixe marinando por 30 minutos. Se preferir, você pode deixar de um dia para o outro, na geladeira.

Após marinar, retire as costelinhas do saco e coloque na cesta da air fryer. Pincele generosamente o molho barbecue. Programe a air fryer por 35 minutos a 200°C. Na metade do tempo, vire as costelinhas e pincele com mais molho barbecue. Retire, aplique mais barbecue e sirva.

Molho barbecue caseiro

Ingredientes:

– ¼  xícara de vinagre
– ¼  xícara de catchup
– 3 colheres de açúcar
– 3 colheres de shoyu
– 2 colheres de azeite
– 1 alho batido
– 1 cebola batida
– 1 colher de suco de limão

Modo de preparo:

Refogue o alho e a cebola no óleo, depois adicione todos os outros ingredientes. Mexa e espere encorpar.

Costelinha com barbecue (Foto: Divulgação)

Lombo suíno na air fryer  

Ingredientes:

– 500g de lombo suíno fatiado
– 2 colheres de azeite
– 2 dentes de alho cortadinhos
– Salsinha picada a gosto
– Pimenta-do-reino a gosto
– Sal a gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente e acrescente as fatias de lombo suíno. Mexa bem e deixe a carne marinando por 10 minutos. Coloque na air fryer e cozinhe por 15 minutos a 180°C, virando os bifes na metade do tempo.

blank

Lombo suíno preparado na air fryer (Foto: Divulgação)

Linguiça na air fryer

Ingredientes:

1 pacote de linguiça

Modo de preparo:

Você só precisa deixar os cortes assando por 20 minutos a 180°C, virando na metade do tempo. As linguiças vão ficar super suculentas! Agora, se você preferir mais sequinha, acrescente mais cinco minutos de preparo.

blank

As linguiças vão ficar super suculentas na air fryer (Foto: Divulgação)

A dica aqui, além de apostar nas linguiças frescais, que proporcionam aquele aroma e sabor de churrasco no meio da semana, é usar também as linguiças saborizadas.

Anúncio