Governo do AM oferta ingresso de Festival de Parintins gratuito para PcD e acompanhante

Cadastro será realizado no dia 13 de junho em Parintins e Manaus. Os ingressos serão gratuitos tanto para a pessoa com deficiência quanto para o acompanhante e as vagas serão preenchidas por ordem de procura

Manaus – Para promover o acesso, em condições de igualdade, a uma das maiores manifestações culturais do estado, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), fará o pré-credenciamento de Pessoas com Deficiência (PcDs) para o 54º Festival de Parintins, que vai ocorrer nos dias 28, 29 e 30 de junho, na Arena do Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, em Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus).

A SEC informou que oferta um camarote acessível no Bumbódromo com 60 lugares destinados a 30 PcDs, cada um com direito a um acompanhante. Para ter acesso, é necessário fazer o pré-credenciamento, que vai ocorrer no dia 13 de junho, em Manaus e em Parintins.

Os ingressos serão entregues aos credenciados somente em Parintins (Foto: Divulgação)

O pré-credenciamento será presencial e ofertará, por noite, 15 vagas para moradores de Parintins e 15 para moradores de Manaus. No ato do cadastro, o solicitante deverá apresentar os seguintes documentos: cópia do RG e cópia do laudo que atesta a deficiência; além de informar o nome do acompanhante e indicar a noite em que deseja assistir às apresentações de Caprichoso e Garantido.

“Para atender a um maior número de pessoas, o credenciamento será feito por data. Cada pessoa poderá assistir a uma das três noites do Festival. Ao todo, 90 PCDs e seus acompanhantes poderão participar da festa”, comenta Sheila Campos, assessora de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SEC.

Em Parintins, o credenciamento será feito pela SEC, das 8h às 11h e das 14h às 18h, na subgerência do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins (Avenida Nações Unidas, s/nº, Centro).

Em Manaus, será realizado pela Seped, das 8h às 17h, na sede da secretaria (Rua Salvador, 456, Adrianópolis). As vagas serão preenchidas por ordem de procura.

Os ingressos serão gratuitos tanto para a pessoa com deficiência quanto para o acompanhante. “A lei diz que deve ser 100% de gratuidade para o PCD e 50% para o acompanhante, mas a gente oferece aos dois para democratizar ainda mais o acesso”, comentou Sheila.

Os ingressos serão entregues aos credenciados somente em Parintins, a cada dia, respeitando a ordem de chegada no local determinado. Os ingressos são intransferíveis e têm venda proibida.

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails: inclusao.cultura@cultura.am.gov.br e seped@seped.am.gov.br