Inscrições abertas para oficina de dramaturgia com Jean Palladino

A atividade é gratuita e acontece nesta terça-feira (15), no formato virtual

Manaus – Estão abertas as inscrições para a oficina de dramaturgia “Escrita absurda”, com o ator Jean Palladino, que acontece nesta terça-feira (15), das 9h às 12h, por meio da plataforma Zoom. A atividade gratuita faz parte do projeto contemplado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.

(Foto: Divulgação)

Segundo Jean Palladino, a proposta surge da necessidade de debater sobre dramaturgia em Manaus, sobretudo na linguagem do Teatro do Absurdo e suas derivações na contemporaneidade. Ele conta que a atividade é pensada para dramaturgos, aspirantes ou interessados na arte da escrita, com o intuito de experimentar outros formatos de organização textual e estruturas narrativas a partir da estética do teatro do absurdo.

“A oficina é direcionada para pessoas a partir de 16 anos, com ou sem experiência em teatro”, afirma o mediador. “A dramaturgia brasileira tem grandes lacunas no que diz respeito a inclusão da região Norte no debate e embora tenhamos Márcio Souza como um dos grandes expoentes do nosso Estado, temos avançado muito na produção e debatemos pouco sobre esse ofício e essas formas de escrita, sobretudo uma análise do que vem sendo produzido. Esse debate fortalece os novos autores e coloca em evidência os que já estão em atividade”.

Conteúdo – A oficina traz as principais influências da escrita absurda, como Fernando Arrabal, Eugéne Ionesco, Samuel Beckett, Qorpo Santo e Matéi Visniec. Palladino destaca que a atividade vai ser dividida em três fases.

“Primeiro vão ser apresentados exercícios de pessoalidades, colocando cada autor em contato com seus desejos de fala, para entender de onde vem essa escrita, sobre quais temas versa e de que forma pode ser traduzida. O segundo momento vai ser um jogo com narrativa pronta, para que cada aluno crie uma nova roupagem”, explica o ator. “Já o terceiro é a montagem de uma sinopse sobre a dramaturgia a ser criada. Vou acompanhar essa atividade individualmente ao longo de duas semanas”.

Anúncio