José Cyrino Jr. lança livro de estreia nesta quarta

A capa e as ilustrações de Poesia, primeiro livro de José Cyrino Jr., foram feitas pela artista plástica Bernadete Andrade, que faleceu em 2007.

Manaus – A recomendação que José Dantas Cyrino Júnior faz, nas primeiras páginas de seu livro, chama a atenção: “Às pessoas sem rugas por falta de riso e às pessoas com rugas por insuficiência do amor”.

“É uma forma de sugerir que a poesia também é humor, alegria ou tristeza. Não tem que ser uma coisa romântica, lírica, precisa de ironia, inclusive”, afirma o autor.

‘Poesia’ reúne poemas que Cyrino escreve há tempos. A publicação foi um incentivo de amigos.

“São manuscritos que não tinha a intenção de publicar. Sempre gostei de escrever. Na obra tem muito das fases da minha vida, reflexões de várias épocas. Mostrei para alguns amigos que me incentivaram a publicar. Só os últimos poemas escrevi já sabendo que estaria em um livro”, comenta.

A obra aborda questões regionais, amor, humor e até política.

“É uma mistura mesmo. Até porque a poesia é uma das formas de ver o mundo. É conhecimento e não ciência. Tem plástica, sonoridade, melodia da minha vivência e, como toda arte, abre as portas para o mundo”, pontua.

Homenagem

A capa e as ilustrações de ‘Poesia’ foram feitas pela artista plástica Bernadete Andrade, que faleceu em 2007.

“Foram as últimas telas que ela pintou. Quis homenageá-la, pois a Berna não conseguiu expor essas obras em vida. Como era minha amiga, sempre pedia meus poemas para ilustrar, mas isso não chegou a acontecer, infelizmente. Antes de falecer, ela me deu um CD com suas telas e agora eu pedi a autorização da família para ilustrar o meu livro, que aliás, é da Berna também”, finaliza.

O lançamento de ‘Poesia’ será hoje, às 19h, na Saraiva MegaStore, no Manauara Shopping, e faz parte do projeto ‘Encontro com a palavra’.