Bilhares sediará 4ª feira de livros, dia 28

Com o objetivo de promover o incentivo à leitura e a prática do reaproveitamento, a feira ainda reúne parceiros, como livrarias, editoras, universidades, escritores e contadores de histórias

Manaus- A 4ª edição da Feira de Livros dos Bilhares vai acontecer no próximo dia 28 deste mês, às 17h, na Praça da Fogueira (Parque Ponte dos Bilhares, 2ª etapa / Avenida Constantino Nery, Nossa Sra. das Graças).

Em 2017, foram doados 4.168 exemplares ao evento. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de promover o incentivo à leitura e a prática do reaproveitamento, a feira ainda reúne parceiros, como livrarias, editoras, universidades, escritores e contadores de histórias. A grande procura surpreendeu desde a primeira edição, em 2015.

A feira já conseguiu arrecadar e distribuir mais de 9,4 mil títulos das mais variadas áreas do conhecimento. A ideia surgiu a partir da iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) de marcar a data em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril, com uma temática sustentável.

O projeto consiste, primeiro, na realização de uma campanha de arrecadação de livros usados — que podem ser entregues nos pontos de coleta —, onde são separados por áreas de conhecimento e colocados em exposição.

De acordo com a organização do evento, a ideia é justamente a sustentabilidade. “Você tem livros usados que já não são úteis e doa para quem precisa, ao invés de descartar”, salientando que cada pessoa pode levar para casa até cinco títulos.

Pontos de doação

Quem quiser doar livros usados e em bom estado para a 4ª Feira de Livros do Parque Ponte dos Bilhares terá mais opções de locais para a entrega dos títulos. Ao todo, são 28 pontos de arrecadação. Os livros podem ser doados no Fundo Manaus Solidária, Casa Civil, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Procuradoria Geral do Município (PGM), situados na sede da Prefeitura de Manaus, na Compensa.

Também nas secretarias municipais de Administração (Semad), Saúde (Semsa), Educação (Semed), Juventude Esporte e Lazer (Semjel), Limpeza Pública (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Manaus Previdência (Manausprev), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Fundação Dr Thomas e Parque do Idoso. As doações podem ser feitas até o dia 25 de abril.

O secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Junior explica que a expectativa é que o índice de arrecadação supere o do ano passado, quando foram doados 4.168 livros. “A feira do ano passado foi surpreendente e um grande salto. A participação da comunidade é necessária e bem-vinda. É um grande encontro dos livros! Fazemos esse gesto de sustentabilidade”, explicou o secretário, frisando que o evento é totalmente gratuito.

Anúncio