Manaus em livro ilustrado na Flip 2019

Obra ilustrada retrata a capital do Amazonas em visão pessoal da artista Irena Freitas e será lançada na edição, deste ano, da Festa Literária Ilustrada de Paraty (Flip 2019), no Rio de Janeiro

Manaus – A capital do Estado, que comemora 350 anos, no dia 24 de outubro, terá um lançamento de destaque na Festa Literária Ilustrada de Paraty (Flip 2019), de 10 a 14 de julho. Trata-se do livro ilustrado ‘Manaus’, da artista Irena Freitas, publicado pela Edições Barbatana.

O livro ilustrado é editado em formato sanfonado de dez páginas, com frente e verso. “As páginas da frente formam uma ilustração panorâmica da cidade de Manaus e o verso também traz ilustrações e uma crônica sobre a cidade”, adianta Freitas.

Nascida em Vitória, no Espírito Santo, a artista chegou a Manaus ainda bebê e aqui ficou, desenvolveu seu traço, se formando em Jornalismo e em Design. Posteriormente foi ampliar a sua formação em ilustração, no exterior, voltando à capital do Amazonas recentemente.

O livro de Irena Freitas será lançado na Flip 2019 (Foto: Divulgação)

Sobre o projeto, Irena Freitas explica que a ideia surgiu quando estava desenvolvendo sua tese de mestrado. “Estava estudando o livro como objeto e diários de viagem ilustrados. Então, surgiu a ideia de desenhar cidades onde já vivi, começando por Manaus”.

De acordo com Irena, ‘Manaus’ pode ser o primeiro de uma série sobre cidades. “Quando apresentei a ideia para a editora, resolvermos lançar o primeiro livro e ver como seria a repercussão antes de planejarmos outras cidades”, contou.

Quanto as escolhas do que ilustrar, a artista disse que o resultado surgiu de observações pessoais que fez da cidade ao longo da vida: pontos turísticos, costumes, comidas e animais que são parte do dia a dia de Manaus. “O que tentei comunicar no meu trabalho é a minha visão particular da cidade”, diz.

Flip

Infelizmente, Irena Freitas não estará na Flip este ano acompanhando a apresentação do trabalho. A Edições Barbatana irá representar a artista com um estande para a venda de livros e também terá participação em vários painéis e debates.

É o primeiro livro de Irena Freitas, mas ela já acumula trabalhos como ilustradora para muitas outras publicações nacionais e internacionais como ‘Folha de S.Paulo’, ‘Corriere della Sera’, ‘The New York Times’, ‘Scriba Soluções Editoriais’, ‘The Washington Post’, Edições SM Brasil, ‘The Boston Globe’, ‘BBC Brasil’ e Somos Educação, entre muitos outros.

Irena é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e em Design pela Faculdade Martha Falcão. Recentemente, concluiu mestrado em Ilustração na Savannah College of Arts and Design, nos Estados Unidos. Atualmente mora em Manaus.

Anúncio