Livro alerta sobre mascote em extinção

No livro ‘Os sauins-de-coleira e a Planta do Céu’, destinado ao público infantojuvenil, o imaginário e a realidade se encontram nas aventuras de uma família de sauins-de-coleira na floresta

Manaus – Em novo livro sobre o sauim-de-coleira, lançado na última quarta-feira (16), o casal de biólogos Maurício Noronha e Dayse Campista e o jornalista Marcus Pimenta, inovam na abordagem sobre a necessidade da conservação desse primata, o mascote oficial da cidade de Manaus. No livro ‘Os sauins-de-coleira e a Planta do Céu’, destinado ao público infantojuvenil, o imaginário e a realidade se encontram para conduzir o leitor pelas aventuras vividas por uma família de macacos sauins-de-coleira na busca de uma floresta para morar. Juntos eles enfrentam inúmeros desafios e perigos, mas também obtêm muitos ensinamentos sobre a Floresta Amazônica, as áreas protegidas e os humanos.

A obra tem a intenção de sensibilizar as crianças e jovens para a conservação desse macaquinho, que corre o risco de desaparecer das nossas matas. Na última parte do livro estão sugestões para capacitar pais e professores a desenvolverem atividades interativas, que favorecem a reflexão sobre comportamentos de respeito à natureza e o gosto pela leitura.

Essa é a primeira obra literária sobre a espécie, destinada a este público e foi produzida usando palavras e gírias comuns a cultura amazônica. A intenção é resgatar as tradições linguísticas regionais e despertar o sentimento de pertencimento a cultura local. Assim, as crianças e jovens do Amazonas podem aproveitar melhor o livro, cuja história passa em seu próprio quintal!

Os autores, ainda criaram uma plataforma multimídia para garantir o acesso gratuito ao livro, aproximar as crianças e jovens da espécie e reforçar o potencial da leitura como agente transformador dos indivíduos, famílias e da sociedade. Nela, além do livro no formato ebook e videobook, o usuário também encontrará um booktrailer, informações sobre o sauim e até os sons produzidos por esse carismático primata (http://ossauinsdecoleiraeaplanta.com.br/).

Este livro foi financiado pelo Edital Nº 006/2018-Concurso Prêmio Manaus de Conexões Culturais, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), Prefeitura de Manaus e contou com o apoio da Campanha ‘Salve o Sauim’ e o Instituto Sauim-de-coleira.

Autores

Maurício Noronha é biólogo, fundador e diretor executivo do Instituto Sauim-de-coleira e coordenador da Campanha ‘Salve o Sauim’. Dayse Campista é bióloga, fundadora e diretora administrativa do Instituto Sauim-de-coleira.

Marcus Aurelius Pimenta é jornalista, escritor e roteirista. É autor de outros 24 livros para os públicos adulto e infantil. Rogério Borges é um ilustrador premiado ( com um prêmio Jabuti).

Anúncio