Livro sobre o Mercado Adolpho Lisboa é lançado durante a Primavera dos Museus

A obra é de autoria do historiador e artista plástico Otoni Mesquita, e foi lançada nesta quarta-feira (25), no Instituto Amazônia

Manaus – Com o objetivo de incentivar a busca pelo conhecido da cultura amazonense, o professor, historiador, fotógrafo, jornalista e artista plástico Otoni Mesquita lançou, na tarde desta quarta-feira (25), o livro ‘Mercado Adolpho Lisboa – História e Arquitetura’, que reverencia a história e a arquitetura de um dos principais cartões-postais da cidade de Manaus.

Por meio do livro ‘Mercado Adolpho Lisboa’, o autor Otoni Mesquita quer chamar as pessoas para se envolverem com a pesquisa ou até mesmo com a cultura amazonense (Foto: Carlos Nascimento/GDC)

O lançamento foi realizado no Instituto Amazônia, situado na Rua Bernardo Ramos, 145, Centro, e faz parte da programação da 13ª Primavera dos Museus, atividade nacional promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 23 a 27 de setembro, que em Manaus é realizada pela Prefeitura de Manaus. Durante o evento, foram distribuídos gratuitamente cerca de 100 exemplares do livro para o público presente.

De acordo com Otoni Mesquita, a obra é resultado de publicações de sua autoria produzidas durante o mestrado em História e Crítica da Arte, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e no doutorado em História, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), como ‘Manaus: História e Arquitetura – 1850/1915’ e ‘Manaus: uma cidade entre dois tempos – 1890/1910’ e ainda ressalta a importância desse lançamento para os manauaras.

“O livro tem o intuito de chamar as pessoas para se envolverem com a pesquisa ou até mesmo com a cultura amazonense, independentemente da área em que atuam, como economia, medicina, comunicação, arquitetura, pois todas as áreas estão clamando por pesquisa aqui na região. O livro mostra um pouco disso, a mistura do povo aqui no Amazonas”, ressaltou.

Este ano, a programação da Primavera dos Museus traz como tema ‘Museus por dentro, por dentro dos museus’, e conta com atividades realizadas por todo o País.

Em Manaus, o Museu da Cidade – localizado no prédio do Paço da Liberdade, na Rua Gabriel Salgado, Centro Histórico, em frente à Praça Dom Pedro II – faz parte da programação e conta com visitas guiadas no horário de funcionamento normal, de terça a domingo, das 9h às 17h (última entrada às 16h20).

Anúncio