‘Mago das penas’ será enredo no Carnaval 2020

‘Wernher Botelho É Coisa Nossa… O Abuso É Verde e Rosa’ é o enredo da escola de samba Vitóriá-Régia

Manaus – O aderecista, estilista e artista plástico Wernher Botelho, que faleceu no dia 2 de abril deste ano, será homenageado pelo Grêmio Recreativo e Escola de Samba Vitória-Régia. O icônico artista manauara será o tema do enredo do Carnaval 2020 da escola da Praça 14: ‘Whernher Botelho É Coisa Nossa… O Abuso É Verde Rosa’.
O lançamento do enredo/homenagem aconteceu no meio desta semana, na quadra da agremiação.

Além da história do envolvimento de Wernher Botelho com a arte e o folclore do Amazonas, o samba de enredo apresentará o lado humano do estilista (Foto: Divulgação)

O enredo surgiu da cabeça de Rosana Vieira e Islene Botelho. “Levaremos à passarela do samba a sua história de amor à arte e ao folclore do Amazonas, e principalmente o amor ao próximo, faceta de Wernher desconhecida, por muitos”, explica Islene Botelho, que desenvolveu o tema para homenagear o irmão.

De acordo com ela, a intenção da Vitória-Régia é realizar um enredo para tocar o coração do público que for ao sambódromo, lembrando que Wernher realizava vários eventos de cunho social. “O amor ainda é a solução para as mazelas sociais. Estamos vendo muito ódio, racismo, violência e desunião no mundo. Isso é falta de amor. Então levaremos a mensagem do Wernher como ser humano, ‘fazer o bem sem olhar a quem’. Mostraremos sua genialidade como artista, seu amor à arte, ao folclore e ao próximo”, concluiu.

Trajetória

O estilista começou a criar peças para o Carnaval em 1982. Wernher Botelho passou por várias escolas de samba da cidade, como a Reino Unido da Liberdade e Unidos do Alvorada, e de outros Estados, como a Leandro de Itaquera, de São Paulo.

Wernher Botelho também produzia peças exclusivas para o Festival Folclórico de Parintins, com uma carreira tanto no Garantido quanto no Caprichoso. O artista produzia ainda trabalhos individuais, como adereços e adornos especiais para clientes do Brasil inteiro.